Política

Governador do Amazonas responsabiliza população e empresas por colapso e poupa Bolsonaro

O governador, Wilson Lima disse que firmas responsáveis pela distribuição de oxigênio só avisaram da falta do produto horas antes do colapso

Por Metrópoles 15/01/2021 14h02 - Atualizado em 15/01/2021 15h03
Governador do Amazonas responsabiliza população e empresas por colapso e poupa Bolsonaro
Wilson Lima - Foto: Reprodução

Em entrevista ao Metrópoles, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), afirmou que o estado “se preparou em tudo que era possível” para garantir o atendimento de pacientes acometidos pela Covid-19. Lima disse que o governo federal tem “sido um grande parceiro” e apontou como causas do colapso na rede de saúde pública a postura da população e das empresas que fornecem oxigênio para as unidades médicas da capital do estado.

O sistema de saúde do Amazonas vive uma situação de colapso com o recrudescimento dos casos de infectados pelo novo coronavírus e a alta de mortes em decorrência da doença. Depois que as internações por Covid-19 bateram recorde na unidade federativa, os hospitais, sobrecarregados, ficaram sem oxigênio para pacientes. Médicos relataram nas redes sociais o desespero para tentar manter os pacientes vivos.

“Não adianta só um ente fazer a sua parte se toda a sociedade não estiver envolvida nesse processo, vai ser enxugar gelo. A gente vai estar o tempo todo abrindo leitos hospitalares e o tempo todo esses leitos vão estar sendo ocupados”, afirmou o governador do Amazonas. “Veja o que aconteceu agora em relação às festas clandestinas. As pessoas ali na balada, bebendo, usando às vezes o mesmo copo, aquele copo que passa de boca em boca, e aí essa pessoa acaba levando o vírus para sua casa”, argumentou.