Educação

Nutricionista dá dicas de alimentação aos estudantes alagoanos que vão fazer o Enem

Será que os alimentos consumidos antes e durante o exame podem colaborar com a concentração?

Por Marcos Filipe Sousa 15/01/2021 16h04
Nutricionista dá dicas de alimentação aos estudantes alagoanos que vão fazer o Enem
Alimentação deve ser um ponto importante para a preparação - Foto: Educa Mais Brasil

Nos próximos domingos, mais precisamente 17 e 24 de janeiro, será aplicado em todas as regiões do Brasil o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova é conhecida por ser o primeiro passo do estudante no caminho da universidade e por isso acaba trazendo uma carga emocional muitas vezes transformada em ansiedade. Será que os alimentos consumidos antes e durante o exame podem colaborar com a concentração?

O nutricionista João Eudes contou ao 7Segundos que além de ajudar na concentração, a alimentação pode evitar transtornos como o desconforto gastrointestinal, a famosa dor de barriga.

“Existe um conjunto de fatores que irá ajudar os estudantes que irão fazer a prova do Enem. Primeiramente, uma ótima noite de sono. A alimentação deve ser leve e se deve evitar alimentos estimulantes, como por exemplo refrigerantes, café e doces e frituras. Os alimentos da culinária japonesa que não passam por nenhum método de cozimento também não são indicados antes da prova pelo seu alto risco de contaminação microbiológica”, disse o nutricionista. 

E no dia da prova, os candidatos devem ficar de olho na alimentação também. “O café da manhã deve ser bem reforçado, devido ao horário da aplicação das provas. Para nós nordestinos, é interessante seguir nosso hábito alimentar regional, evitando apenas as frituras. Uma boa dica para diminuir erros no café da manhã no dia da prova é sempre aliar raízes ou tubérculos, como por exemplo a macaxeira, o inhame ou a batata doce, a uma fonte de proteína de boa qualidade, por exemplo ovo, queijo coalho ou até mesmo a carne de frango, desde que seja preparado sem ou com pouca gordura. E para tomar, o café é bem-vindo, visto seu potencial estimulante, e para aqueles que não consomem essa bebida um copo de leite ou suco”.

O momento da prova também é importante, e o estudante pode consumir castanhas, frutas secas ou até mesmo uma porção pequena de chocolate. “O mais importante é a água, pois possui um efeito positivo sobre o raciocínio além de diminuir a ansiedade. O que o candidato deve evitar é consumir alimentos com muita gordura. Alimentos que nunca consumiu antes ou que não tem muito costume de consumi-los também devem ser evitados”.