Educação

Enem: pandemia aumenta pressão psicológica de estudantes; confira dicas

Provas acontecem nos próximos domingos, 17 e 24

Por 7Segundos 15/01/2021 21h09 - Atualizado em 16/01/2021 17h05
Enem: pandemia aumenta pressão psicológica de estudantes; confira dicas
Primeiro dia de prova acontece neste domingo (17) - Foto: Carlos Cecconello / FolhaPress

Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos próximos domingos, 17 e 24 de janeiro, muitos jovens começam a sentir a pressão imposta pelos familiares ou por si mesmos. Neste ano, a pandemia de Covid-19 pode agravar a situação psicológica dos candidatos.

É o que diz a psicóloga e psicopedagoga, Patrícia Nayara. Em entrevista ao 7Segundos, ela explica que, além de lidar com a escolha da profissão, o medo de ser contaminado e o meses de aulas remotas, ou, muitas vezes, longe delas, pode aumentar o nível ansiedade e estresse.

“O jovem precisa entender que todos estão passando pela mesma situação. O diferencial na prova é tentar manter a tranquilidade. É confiar que vai dar certo, que você estudou, que tem conhecimento e se concentrar nisso no momento da prova. Pensar em outras situações só vai piorar o nervosismo”, afirmou.

Para Patrícia Nayara, não é mais momento de estudar nas horas que antecedem a prova. A psicóloga aconselha que os candidatos façam atividades que possam distrair e proporcionar prazer, como ouvir música, desenhar, praticar exercícios, fazer videochamadas com amigos, entre outras.

“O que pode ser feito para amenizar esse sofrimento nessa reta final é primeiro não estudar. O aluno não tem que estudar, nem revisar mais nada. Quando a pessoa começa a revisar nesse momento, a tendência é aumentar o nível de estresse e o estresse bloqueia a informação. O jovem vai achar que não aprendeu, ou que não sabe o conteúdo”, explica. 

Psicóloga e psicopedagoga, Patrícia Nayara - Foto: Arquivo pessoal


Além disso, a psicóloga aconselha que estudantes não tenham contato com outros que estão ansiosos e nervosos, pois pode acabar os “contaminando’’. “Em relação às famílias, nada de cobrança neste momento. É hora de deixar o candidato tranquilo”.

Patrícia Nayara também aconselha que, caso depois da prova o estudante acredite que não obteve o resultado esperado, não é momento de desespero.

“Não é uma sensação real na maioria das vezes. As pessoas estão encobertas pelo medo e insegurança de não conseguir. Terminou a prova é hora relaxar que tem mais outra no final de semana seguinte. É hora de procurar dormir bem, se distrair e manter uma boa alimentação e hidratação”.