Segurança

Polícia Militar garante segurança durante realização do Enem em Alagoas

Militares estão presentes em todas as escolas que estão servindo como local de prova e nas adjacências

Por 7Segundos, com PM/AL 17/01/2021 15h03
Polícia Militar garante segurança durante realização do Enem em Alagoas
Policiais militares estão presentes em todos os locais de prova - Foto: Ascom PM/AL

Mais de cem mil estudantes do Estado se inscreveram para realizar a prova e com objetivo de garantir a segurança durante a aplicação, a Polícia Militar reforçou o policiamento neste domingo (17).

Militares estão espalhados em todas as 354 escolas que estão servindo como local de prova e também nas adjacências dos prédios. O patrulhamento ordinário feito pelas unidades operacionais de área e as unidades especializadas aumenta as ações de prevenção e ostensividade, missão constitucional da Corporação.

“Estamos com no mínimo dois militares em cada escola, nos locais maiores, esse número também sobe, além do serviço ordinário. Tudo para que consigamos preservar a ordem pública, evitando assim transtornos e prejuízos à aplicação do exame”, afirmou o comandante-geral da PM, coronel Wellington Bittencourt, lembrando que os trabalhos continuaram bem antes da realização das provas.

“Nosso trabalho iniciou bem antes, quando montamos o esquema para garantir também a segurança dos malotes de provas que foram enviados para as escolas tanto na Capital quanto no interior”, disse o oficial superior.

A escolta das provas para o interior do Estado contou com o apoio do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz) e dos Correios. Nas primeiras horas de hoje, equipes do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp), Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do 3º e 10º Batalhões da PM partiram para cidades do interior, como Arapiraca, Penedo, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios e União dos Palmares. Os trabalhos também foram acompanhados pelo comandante do 59º BIMtz, tenente-coronel Rodrigo Paim.

No segundo dia de provas, que será no próximo domingo (24), a PM também irá continuar com o esquema de segurança.

Enem 2020


No total, 102.577 estudantes se inscreveram para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio 2020, que precisou ser adiado por ocasião da pandemia do novo coronavírus. As provas inscritas que estavam previstas para novembro do ano passado agora vão acontecer nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Mais 1.838 alagoanos vão fazer a prova digital do Exame nos dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro.

Todos os locais de provas foram preparados seguindo um protocolo de segurança para conter o avanço da Covid-19. Somente o Governo de Alagoas cedeu 120 escolas para a realização do exame. No Amazonas, as provas foram suspensas por causa da situação caótica vivida pela unidade federativa em meio à pandemia.