Covid -19

Anvisa aprova uso emergencial das vacinas CoronaVac e AstraZeneca

São 6 milhões de doses do Butantan e 2 milhões da Fiocruz

Por 7Segundos, com agências 17/01/2021 15h03 - Atualizado em 17/01/2021 15h03
Anvisa aprova uso emergencial das vacinas CoronaVac e AstraZeneca
Caixa da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. - Foto: Flavio Corvello/Estadão Conteúdo

Por unanimidade, a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na tarde deste domingo (17) os pedidos de uso emergencial das vacinas CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac, e AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford com a Fiocruz.

Os imunizantes serão inicialmente destinados para imunização de pessoas de grupos de risco como indígenas, idosos e profissionais da saúde.

Para a liberação do uso emergencial eram necessários três votos dos cinco diretores da Anvisa. Antônio Barra Torres, Cristiane Rose Jourdan Gomes, Alex Machado Campos, Romison Rodrigues Mota e Meiruze Freitas, relatora da solicitação, deram parecer favorável.

Os votos seguiram as recomendações de três áreas técnicas da Anvisa: a Gerência-Geral de Medicamentos, a Coordenação de Inspeção e Fiscalização de Insumos Farmacêuticos e a Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária.