Covid -19

Entrega de vacinas: Renan Filho confirma vacinação em AL para terça (19)

Alagoas vai começar a imunização com um pouco mais de 70 mil doses

Por 7Segundos 18/01/2021 08h08 - Atualizado em 18/01/2021 09h09
Entrega de vacinas: Renan Filho confirma vacinação em AL para terça (19)
Governador recebe lotes de vacinas contra a Covid-19 - Foto: Reprodução/Instagram

O governador Renan Filho (MDB) embarcou, na noite desse domingo (17), para Guarulhos (SP), onde recebeu o primeiro lote da vacina contra a Covid-19 destinado a Alagoas. A entrega ocorreu no Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, na manhã desta segunda-feira (18). 

Em entrevista ao radialista Angelo Farias, da rede Antena7, o governador deu detalhes do protocolo para chegada da vacinação no estado. "A vacina vai decolar de São Paulo por volta de 1h da tarde. Nós vamos receber essa vacina, imediatamente acondicionar e já amanhã pela manhã iniciar o plano estadual de vacinação", disse Renan.

O lote inicial será destinado a imunizar profissionais de saúde, a comunidade indígena e idosos com mais de 75 anos. Como a vacina funciona com aplicação de duas doses, o estado planeja o uso do lote considerando duas doses para cada indivíduo. Ou seja, a  quantidade de alagoanos imunizados neste momento inicial será igual à metade das doses enviadas, cerca de 35 mil.

“Serão 70 mil e oitenta vacinas. Cada pessoa deve tomar duas vacinas. Uma no primeiro dia e uma outra 14 dias depois da primeira. Amanhã, a partir de 8h da manhã vamos iniciar o nosso plano estadual de vacinação. É um novo momento de combate ao coronavírus”, declarou Renan Filho.

Outros lotes

Questionado sobre a entrega dos próximos lotes dos imunizantes, o governador afirmou que o Ministério da Saúde aguarda a autorização da Anvisa para utilização das vacinas produzidas nacionalmente.

"Essa primeira autorização foi para vacinas importadas. O Instituto Butantan e a Fiocruz vão produzir. A expectativa é que 100 milhões de vacinas sejam produzidas, o que é um passo importante", esclareceu o governador.