Alagoas

Vacina contra Covid-19 chega em todo o território alagoano até quarta-feira (20)

Doses serão divididas para garantir a segunda parte da imunização

Por Marcos Filipe Sousa 18/01/2021 16h04
Vacina contra Covid-19 chega em todo o território alagoano até quarta-feira (20)
Até quarta-feira (20), todas as cidades alagoanas estarão com a vacina - Foto: Berg Moraes

Mal desceu do avião, o governador Renan Filho (MDB) foi ao encontro da imprensa após chegar da cerimônia de entrega das doses da vacina Coronavac, em Guarulhos, na manhã desta segunda-feira (18), para apresentar o plano de imunização para o Estado. 

O chefe do Executivo informou que cerca de 34% dos profissionais de saúde serão vacinados neste momento, o que corresponde a 35 mil pessoas. Além disso, oito mil indígenas também receberão os imunizantes, somando assim 43 mil alagoanos vacinados.

Renan detalhou os números para chamar a atenção de que os imunizantes encaminhados garantirão a primeira e segunda dose para essas pessoas. “O ministro da saúde já garantiu que ao longo das semanas novas remessas serão encaminhadas, garantindo assim a continuidade, dependendo apenas da aprovação da Anvisa”. 

A distribuição pelo território alagoano se dará por via terrestre e os helicópteros do Governo também serão utilizados para isso. A expectativa do governador é que até quarta-feira (20) todas as cidades já estejam com suas devidas doses, calculadas pela proporção da população em relação a quantidade de habitantes do Estado. 

O governador deve fazer um pronunciamento aos alagoanos informando como se dará esse primeiro momento da imunização. “Não haverá locais de vacina porque elas serão aplicadas nos próprios hospitais, comunidades indígenas e abrigos. Vamos combater fake news que já estão circulando”.