Alagoas

Problema na logística faz vacinas chegarem com atraso em Maceió

Voo com os imunizantes está previsto para pousar em território alagoano por volta das 20h50

Por 7Segundos 18/01/2021 17h05 - Atualizado em 18/01/2021 18h06
Problema na logística faz vacinas chegarem com atraso em Maceió
Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares - Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde correu nas últimas 24 horas para montar a logística da distribuição da Coronavac, imunizante do Butantan com a fábrica chinesa Sinovac, e os atrasos foram inevitáveis. Os lotes que estavam previstos para chegar ao Estado durante a tarde desta segunda-feira (18) devem pousar em território alagoano por volta das 20h50.

Um forte esquema envolvendo as forças de segurança do Estado participarão dessa escolta do aeroporto Zumbi dos Palmares para a central de triagem, onde deve ocorrer a divisão para as 102 cidades, como prometeu o governador Renan Filho (MDB) em conversa com a imprensa na tarde de hoje. 

As doses que chegam durante a noite irão imunizar neste primeiro momento cerca de 31 mil profissionais da saúde e oito mil indígenas alagoanos. Até a quarta-feira (20), todas os municípios do Estado devem receber o imunizante.

As vacinas começaram a ser entregues aos estados pela manhã após cerimônia com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e governadores no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

A pasta fez mais de uma vez alterações entre a madrugada e o início da tarde de hoje. Pela programação mais atualizada, diversos estados só receberão os pacotes de noite, atrasando o início da imunização.

Em alguns casos, autoridades estaduais já estavam aguardando nos aeroportos, quando foram surpreendidas pelas mudanças. Ao menos seis locais que receberiam antes das 16h, agora só vão receber na parte da noite.