Covid -19

“Não acreditar na vacina é não acreditar na ciência”, afirma Renan Filho

Vacinação em Alagoas contra a Covid-19 foi iniciada na manhã desta terça-feira em Maceió

Por 7Segundos 19/01/2021 09h09 - Atualizado em 19/01/2021 10h10
“Não acreditar na vacina é não acreditar na ciência”, afirma Renan Filho
“Não acreditar na vacina é não acreditar na ciência", afirma Renan Filho - Foto: Cortesia ao 7Segundos

O governador Renan Filho concedeu entrevista coletiva, na manhã desta terça-feira (18), durante o início da vacinação contra a Covid-19 em Alagoas. A coletiva ocorreu no Hospital Metropolitano de Maceió, localizado na parte alta da capital.

Renan filho iniciou a entrevista afirmando que esse processo de vacinação conta a Covid-19 será uma caminhada longa em virtude do estado ter recebido nesse primeiro lote apenas 87 mil doses para um população superior a 3 milhões e 300 mil habitantes.

Inicialmente serão vacinados os profissionais de saúde que estão trabalhando em hospitais, indígenas e idosos que vivem nos asilos. Nesta fase, não será distribuída vacina em Unidades de Saúde para a população em geral.

Renan Filho afirmou ainda que as cidades de Maceió e Arapiraca vão receber a maior quantidade de doses, por terem mais hospitais e centros de referência no combate à Covid-19.

"Estamos destinando doses proporcional à população de cada município. As vacinas estão sendo enviadas por via terrestre e helicópteros para os municípios alagoanos", afirmou.

O governador informou que para cada município será enviado metade das doses, de imediato, e depois essas mesmas pessoas vacinadas vão receber a segunda dose do imunizante.

O governador afirmou que do lote inicial com 87 mil doses, 16 mil serão destinadas às comunidades indígenas de Alagoas, que deve garantir a vacinação de 70% dos indígenas aldeiados em todo o estado. Outros 33 mil trabalhadores da saúde e idosos que vivem em asilos também vão receber a vacina. 

Batalhas 

Ainda durante a coletiva Renan Filho afirmou que desde o início da pandemia muitas batalhas foram vencidas, e que a imunização é mais uma batalha a ser enfrentada pelo povo alagoano. "Vencemos a batalha do isolamento, do convencimento para o isolamento social, a batalha de aberturas de leitos, das entregas de novos hospitais. Agora é a batalha decisiva, que é a batalha da vacinação e da imunização da nossa gente", comemorou Renan Filho. 

O governador lembrou que, mesmo com a vacina, não haverá vitória sem a continuidade do distanciamento social, o uso da máscara para manter a doença controlada até que toda a população seja vacinada. 

Negacionismo 

Sobre as pessoas que estão com medo que de tomar vacina, Renan Filho, que afirmou que esse medo é coisa do passado. 

"Não acreditar na vacina é não acreditar na ciência, negacionismo é coisa da idade média. Hoje é um dia de esperança, é um dia que todos nós devemos andar unidos, integrados para termos um melhor resultado no enfrentamento à pandemia", afirmou 

Ao ser questionado sobre a influência do governo federal por difundir fake news sobre a eficiência  vacina, Renan Filho afirmou que o governo federal teve a sua parcela de culpa, inclusive o Ministério da Saúde chegou a enviar documentos para Alagoas com a confirmação de envio de medicamentos, cuja eficiência não tinha sido comprovada pela ciência.  

Primeira vacina 

Após a entrevista, a assistente social Marta Antonia, de 50 anos, recebeu a primeira dose da vacina. Em seguida, um indígena e  outros profissionais da saúde também foram vacinados.