Brasil

Mourão diz que democracia fica comprometida se Forças Armadas forem 'indisciplinadas'

Não é o caso no Brasil, afirmou. Vice comentou declaração de Bolsonaro.

Por G1 19/01/2021 11h11
Mourão diz que democracia fica comprometida se Forças Armadas forem 'indisciplinadas'
Mourão durante entrevista no Palácio do Planalto - Foto: ADNILTON FARIAS/VPR - 21.05.2019

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta terça-feira (19) que a democracia fica comprometida se as Forças Armadas forem "indisciplinadas" ou comprometidas com "projetos ideológicos".

Mourão foi questionado por jornalistas, na chegada ao Palácio do Planalto, sobre a declaração do presidente Jair Bolsonaro de que "quem decide se um povo vai viver numa democracia ou numa ditadura são as suas Forças Armadas".

"O presidente já tocou neste assunto várias vezes. É óbvio que se você tiver Forças Armadas indisciplinadas ou comprometidas com projetos ideológicos, a democracia fica comprometida, né? Não é o caso aqui no Brasil, obviamente. Mas nós temos nosso vizinho aí, a Venezuela, que vive uma situação dessas aí", afirmou Mourão.

O vice-presidente afirmou que as Forças Armadas no Brasil são disciplinadas e não têm lado político.

"As Forças Armadas são totalmente despolitizadas. Não estão comprometidas com nenhum projeto ideológico. As Forças Armadas estão comprometidas com a missão delas. Já foi dito isso, várias vezes, pelo ministro da Defesa e pelos comandantes de Força", completou o vice.

Vacina

O vice-presidente foi questionado se as críticas ao trabalho do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, não poderiam desencadear críticas às Forças Armadas. Pazuello é general da ativa do Exército Brasileiro.

"Qualquer militar sempre é visto com representante das Forças. A situação do ministro Pazuello como ministro da Saúde: ele vem procurando as melhores soluções para essa crise da pandemia. Óbvio que isso tem pontos a favor e pontos que são contra a gestão dele", afirmou Mourão.

Mourão disse ainda que não viu como erro o atraso em alguns voos com carregamento de vacina para os estados nesta segunda.

"Eu acho que não deu errado. Vamos lembrar o que o ministro já tinha falado algumas semanas atrás: que a partir do momento que a vacina fosse aprovada, se levaria de dois a três dias para que ela tivesse colocada em todos os pontos do Brasil", disse.


Segundo Mourão, houve uma expectativa que a vacina chegaria de que a vacina chegaria "da noite para o dia" em todos os lugares do Brasil, o que não corresponde à realidade.