Covid -19

Coordenador do gabinete de combate à Covid-19 detalha plano de vacinação em Maceió

Vacinação na Rede Municipal teve início na manhã desta quarta-feira (20)

Por 7Segundos 20/01/2021 10h10 - Atualizado em 20/01/2021 11h11
Coordenador do gabinete de combate à Covid-19 detalha plano de vacinação em Maceió
Claydson Moura - Foto: Cortesia ao 7Segundos

Durante solenidade no PAM Salgadinho, na manhã desta quarta-feira (20), — que marca o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 — em Maceió, o coordenador do gabinete de combate à Covid-19, Claydson Moura, detalhou como vai funcionar o Plano Municipal de Imunização. 

Neste primeiro momento serão imunizados idosos das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e os profissionais de saúde das Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs), Unidades de Referência em Síndrome Gripal, Rede de Frio, PAM Salgadinho e alas exclusivas para Covid dos hospitais públicos, filantrópicos e privados.

Na sequência, serão vacinados os profissionais dos setores não Covid das unidades de saúde e idosos acima dos 75 anos. 

"Nós estamos em contato diário com o Ministério, com o gabinete nacional que está cuidando do plano nacional de imunização. Temos algumas notícias boas, mas por enquanto são notícias, mas nós sabemos que o próximo passo do Instituto Butantan é fazer uma produção de vacina em massa. Tá previsto que o Butantan comece a fabricar 1 milhão de doses por dia", enfatizou Claydson Moura.

O coordenador tranquilizou a população e adiantou que Maceió contará com 10 pontos fixos para imunização da população e três  drive-thrus, que estão em construção. Estas estratégias serão adotadas a partir do momento em que for possível ampliar a vacinação para idosos com mais de 75 anos e outros profissionais de saúde, com o recebimento de mais doses.

"Nós estamos com 10 pontos fixos começando a ser montados e três drive-thrus também. Não precisa ter correria, não precisa ter pânico, as pessoas vão ser vacinadas obedecidas as regras do Ministério, etapa por etapa. E ao final da terceira etapa nós vamos fazer a vacinação em massa, acima de 18 anos, entre 18 e 59 anos, todo mundo vai ser vacinados, tenho certeza, fiquem tranquilos com relação a isso", afirmou o Moura.