Comportamento

Trabalhador que se recusar a tomar vacina pode ser demitido por justa causa

Empresas devem manter o ambiente de trabalho seguro

Por Marcos Filipe Sousa 20/01/2021 15h03
Trabalhador que se recusar a tomar vacina pode ser demitido por justa causa
Vacina contra a Covid-19 - Foto: Rafael Rigues

Dez meses após o primeiro caso de Covid-19 em Alagoas, a vacina chegou ao Estado. A campanha de imunização iniciou na terça-feira (18), na capital hoje (20) pela manhã, e as doses começam a ser aplicadas pelas demais cidades.

Nessa primeira fase serão imunizados os grupos prioritários, mas a partir do momento que a vacinação estiver disponível para o público geral, sua aplicação poderá de obrigatória e até motivo de demissão, em certos ambientes de trabalho.

Segundo especialistas, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou Estados e Municípios a tornar obrigatória a vacinação pode abrir espaço para que as empresas também exijam a imunização. 

Gabriely Gouveia, advogada trabalhista, explicou que a obrigação de qualquer empresa é manter o ambiente de trabalho seguro e protegido.

Caso se negue a se imunizar, o funcionário pode sofrer algumas sanções. “É considerado como um risco sanitário para os demais colegas de trabalho. Dentre essas sanções, a própria demissão por justa causa”.