Cultura

Alagoas recebe Academia Brasileira Rotária de Letras nesta sexta-feira

O evento ocorrerá de forma virtual através das plataformas digitais

Por Assessoria 20/01/2021 20h08
Alagoas recebe Academia Brasileira Rotária de Letras nesta sexta-feira
Advogada Marly Ribeiro toma posse nesta sexta-feira (22) na presidência da Academia Brasileira Rotária, Secção Alagoas - Foto: Assessoria

Alagoas recebe nesta sexta-feira (22) uma importante instituição que terá como um dos objetivos difundir a cultura, bem como a língua portuguesa. Trata-se da instalação da 1ª Academia Brasileira Rotária de Letras (Abrol), secção de Alagoas, que terá como sede o aprazível bairro da Ponta Verde, em Maceió.

O evento ocorrerá a partir das 20 horas, em cerimônia virtual, através da plataforma Zoom. A Academia será constituída por 12 pessoas co-fundadoras que assumirão as “cadeiras” em um ato de constituição do grupo alagoano.

“A vinda desta Academia para Alagoas vai ser muito boa porque esta instituição se propõe a difundir, entre outras ações, a língua portuguesa, nossa cultura e coisas do nosso torrão. Vamos apresentar vídeos de Alagoas para que as pessoas de fora conheçam e divulguem ainda mais”, explica a advogada Marly Ribeiro de Souza Aprígio, que assumirá como presidente da Seção de Alagoas, com os outros 11 membros que tomarão posse na sessão solene virtual.

“A partir deste ato, vamos começar a desenvolver um trabalho para atingir as 40 cadeiras no total, de acordo com o nosso estatuto que já está pronto”, completa Marly, que também é rotariana e já esteve como Governadora do Distrito 4390 do Rotary International, na Gestão 2011-12, e atualmente é associada representativa do Rotary Club de Maceió-Pajuçara.

“Vamos organizar um encontro solene para marcar o início de nossas atividades. Quero muito divulgar meu Estado, é aqui que moro e aqui que devemos mostrar o que é bonito”, completou a primeira presidente.

Marly esclarece que neste primeiro momento somente rotarianos podem participar e cuja função básica é promover a cultura, estimular e desenvolver estudos e produções literárias, artística e sociocultural.

Ela acrescenta que o compromisso é contribuir, construir, reconstruir e preservar a memória e a história do Rotary no estado. “Vamos procurar criar um acervo documental contendo biografias, artigos, fotos, trabalhos, publicações sobre o Rotary International, os rotarianos, familiares e ações humanitárias desenvolvidas pela organização mundial”, completou Marly.


ACADEMIA JÁ FOI INSTALADA EM OUTROS PAÍSES


Academia Brasileira Rotária de Letras já foi instalada em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Piauí, e outros.

A Academia Rotária existe também em países da América do Sul, como Argentina, na Bolívia e no Chile.

Tomarão posse na instalação da Academia Brasileira do Roraty, Secção Alagoas, nesta sexta-feira, os seguintes membros rotarianos: Marly Ribeiro de Souza Aprígio, José Malta Fontes Neto, José Firmino de Oliveira, Carlos Augusto Carvalho de Bulhões, Everton Esperidião de Melo, Maria de Lourdes Veras Amorim, José Geraldo Dantas Santos, Bartolomeu Barros, José Coelho Neto, Maria de Lourdes Ribeiro, Luiz Eugênio Lessa Bulhões e José Roberto Santos. Anacyr Paim, André Ribeiro Aprígio e Geraldo Leite serão os três honorários constituídos.