Covid -19

Com a construção da 5ª UPA em Maceió, Renan Filho quer desafogar HGE

Unidade ficará localizada no bairro Jaraguá, ao lado da sede da PF

Por 7Segundos 21/01/2021 11h11 - Atualizado em 21/01/2021 12h12
Com a construção da 5ª UPA em Maceió, Renan Filho quer desafogar HGE
Governador Renan Filho durante assinatura da ordem de serviço da nova UPA de Maceió - Foto: Assessoria

O governador Renan Filho e o secretário de Estado Saúde, Alexandre Ayres, assinaram a ordem de serviço para construir a quinta Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maceió. Ela ficará localizada no bairro Jaraguá, ao lado da Superintendência da Polícia Federal (PF) em Alagoas.

Com R$ 6,2 milhões de investimento com recursos próprios, a UPA terá capacidade para atender até 350 pacientes por dia, totalizando 10.500 por mês. Do tipo III, o diferencial da unidade será o serviço de tomografia computadorizada.

Em sua fala, Renan Filho informou que mais duas unidades serão lançadas, no bairro Santa Maria e na Chã da Jaqueira. Com isso, Alagoas caminha para desafogar o Hospital Geral do Estado (HGE), deixando a unidade apenas casos de emergência.

“Com mais UPAS, a gente vai conseguir retirar a parte de urgência do HGE, que é a menos grave. Na verdade, metade das pessoas que são atendidas no HGE chegam com problemas menos graves. São exatamente esses problemas que fazem o hospital atender uma quantidade de pessoas maior que a capacidade dele”, explicou Renan.

Ele também informou que, com as novas construções, Maceió passará a ter mais UPAS do que o número preconizado pelo Ministério da Saúde (MS). Renan Filho também explicou que as novas UPAS e os hospitais construídos durante a gestão permitirão que Governo do Estado possa reformar e reestruturar o Hospital Geral do Estado (HGE).

O secretário de Estado Saúde, Alexandre Ayres, informou que a obra será concluída em no máximo quatro meses. Cerca 150 profissionais serão contratados. Para Ayres, além de desafogar o Hospital Geral do Estado, a nova UPA vai consertar um vazio assistencial histórico da região.

“Essa região sempre ficou no meio, dividida entre a região norte da cidade e a sul. A população daqui reivindicou por muito tempo que a gestão pública investisse em Saúde aqui. O Jaraguá foi escolhido por ser um ponto estratégico para atender população de forma mais humana, mais rápida e mais próxima da casa do cidadão”, disse