Justiça

MP instaura Procedimento Preparatório para apurar declarações de Carlinhos Maia

Influenciador alegou ter recebido convite especial para tomar as primeiras doses da CoronaVac

Por 7Segundos 21/01/2021 13h01 - Atualizado em 21/01/2021 13h01
MP instaura Procedimento Preparatório para apurar declarações de Carlinhos Maia
Carlinhos Maia é criticado na web por fazer festa com aglomeração - Foto: Reprodução / Instagram

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da 67ª Promotoria de Justiça da Saúde, instaurou um Procedimento Preparatório (PP) para apurar a afirmação de que o influenciador digital Carlinhos Maia teria recebido o convite para posar como uma das primeiras pessoas a ser vacinada contra a Covid-19 em Maceió. A portaria foi publicada no Diário Oficial do órgão, desta quinta-feira (21).

“Me convidaram aqui no meu estado para ser um dos primeiros a tomar a vacina. Não acho justo com quem ficou em casa todo o esse tempo, não aceitei. Mas filmarei mesmo assim para incentivar ainda mais a vacinação dentro do público que me segue.”, publicou Maia no Twitter.

Por meio de nota, o Governo do Alagoas negou quaisquer convites feitos a pessoas fora do grupo prioritário. "A Secretaria de Estado da Comunicação informa que as 71 mil doses de vacina que começam a ser aplicadas nesta terça-feira (19/01) serão destinadas exclusivamente ao grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde. Não procedem informações de convites feitos a qualquer cidadão fora deste grupo."

Em seguida, o influenciador usou o stories do Instagram para se defender e dar sua versão sobre o ocorrido afirmando que o convite havia partido do atual prefeito de Maceió, JHC (PSB). "Aconteceu essa conversa sim, que foi inclusive da prefeitura de Maceió, mas foi na melhor intenção do mundo. Mas não ataquem o prefeito, porque é uma pessoa que eu gosto pra caramba e ele é muito revolucionário com esse negócio de internet", disse.

Em nota à imprensa, o MP afirmou que, no seu papel constitucional, preservará, com o rigor da lei, a lisura e a legalidade da vacinação em Maceió e em todo estado. "O próximo passo será ouvir Carlinhos e o prefeito, provavelmente serão oficiados na próxima semana. Nesta semana, em decorrência da fiscalização das vacinas, não serão feitas as notificações", informou o órgão ministerial, através da assessoria de comunicação.

Repercussões negativas

Em novembro do ano passado, o influenciador foi criticado na web por fazer festa com aglomeração para comemorar seus 20 milhões de seguidores no Instagram.

Entre os famosos presentes na festa estavam Lucas Guimarães, Camila Loures, Ariadna Arantes, Gabi Martins,  Gizelly Bicalho, Matheus Mazzafera, Gui Napolitano, Vanessa Giácomo e Mileide Mihaile, que admitiu publicamente estar com Covid-19, que passou o Natal isolada para não contaminar outros membros da família.

De acordo com o colunista Erlan Bastos, não foi feita testagem de coronavírus em todos os convidados e não foi exigido o uso de máscara no local. Segundo ele, ainda há influenciadores que estão "escondendo" o diagnóstico de coronavírus após participar do evento. 47 funcionários que participaram da festa foram diagnosticados com Covid-19 e dois dele foram internados na UTI.