Geral

SMS mantém teleatendimento psicológico a profissionais que combatem a Covid-19

O serviço está em funcionamento de segunda a sexta-feira

Por Ascom SMS 22/01/2021 19h07
SMS mantém teleatendimento psicológico a profissionais que combatem a Covid-19
Teleatendimento ainda é ofertado pela secretaria - Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continua a disponibilizar o teleatendimento voltado para a assistência psicossocial dos trabalhadores que estão atuando no enfrentamento à Covid-19, ou que estão em situação de sofrimento psíquico por conta da pandemia.

O serviço – que foi iniciado em junho de 2020 – está em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, por meio do telefone (82) 3312-5410. De acordo com a gerente de Atenção Psicossocial da SMS, Izolda Dias, o objetivo é cuidar da saúde mental dos profissionais vinculados à SMS que trabalham na ponta do atendimento de combate ao novo coronavírus, tratando ou prevenindo um maior adoecimento.

“O teleatendimento psicológico é uma escuta qualificada via contato telefônico, em que o profissional avalia cada caso e, quando necessário, faz os encaminhamentos adequados para uma assistência mais específica”, explica a gerente.

Izolda afirma que a ideia de implementar o serviço já existia, mas que se tornou uma necessidade maior com o surgimento das medidas relacionadas à Covid-19, como ferramenta de suporte para os profissionais da SMS. O projeto é desenvolvido com a participação do Centro de Referência Técnica em Saúde do Trabalhador (Cerest) e Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (SASS).