Economia

Após quase 33 anos, Governo de Alagoas encerra dívida do Produban

Banco entrou em liquidação extrajudicial durante a crise dos usineiros

Por 7Segundos 26/01/2021 10h10 - Atualizado em 26/01/2021 11h11
Após quase 33 anos, Governo de Alagoas encerra dívida do Produban
Renan Filho em entrevista à imprensa - Foto: Kássio Kiss

O Governo de Alagoas conseguiu encerrar, após 33 anos de funcionamento e de negociações da liquidação extrajudicial, o Banco de Produção do Estado de Alagoas (Produban). O cancelamento da autorização de funcionamento foi publicada pelo Banco Central no Diário Oficial da União (DOU).

Em suas redes sociais, o governador Renan Filho comemorou o encerramento da dívida do estado "Vencemos uma etapa importante no sentido de finalizar um histórico negativo de desvio de recursos, incompetência e aparelhamento estatal que endividou, penalizou e atrasou Alagoas", escreveu.

A liquidação extrajudicial do Produban teve início em 1988, quando usineiros do estado enfrentavam uma grave crise. Após aproximadamente um ano, o Banco Central interveio na administração, instalando um regime especial temporário. Já em 1995, uma nova liquidação extrajudicial ocorreu, tornando- se uma liquidação ordinária em 2002.

Com a liquidação da dívida, de cerca de R$ 550 milhões, e a finalização do funcionamento do banco, o governador agradeceu ao Secretário de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), George Santoro, que atuou na negociação, e a toda a equipe da secretaria "finalmente conseguimos resolver mais um grande problema do estado", afirmou.

Com a finalização do Produban, Alagoas alcançou o menor endividamento desde o período de redemocratização, em 1945.