Brasil

Bolsonaro exonera Tereza Cristina e Onyx Lorenzoni para votarem na eleição da Câmara

Afastamento temporário do cargo faz parte da estratégia do Palácio do Planalto

Por G1 29/01/2021 09h09
Bolsonaro exonera Tereza Cristina e Onyx Lorenzoni para votarem na eleição da Câmara
Tereza Cristina e Onyx Lorenzoni - Foto: Ueslei Marcelino/Reuters e Adriano Machado/Reuters

O presidente Jair Bolsonaro exonerou, nesta sexta-feira (29), os ministros Tereza Cristina (Agricultura) e Onyx Lorenzoni (Cidadania). Deputados federais pelo DEM, eles foram afastados temporariamente dos cargos para votar na eleição à presidência da Câmara. As exonerações foram publicadas no Diário Oficial da União.

Segundo adiantou Valdo Cruz nesta quinta-feira, o afastamento faz parte da estratégia do Palácio do Planalto para garantir a vitória de Arthur Lira (PP-AL). A eleição na Câmara acontece na próxima segunda-feira (1º) e será por meio de votação secreta.

O DEM oficialmente integra o bloco do candidato Baleia Rossi (MDB-SP), o que vai fazer aumentar o número de parlamentares da legenda que vão votar em Lira, contrariando a posição do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), um dos articuladores da candidatura do emedebista.

Nesta quinta-feira, Baleia Rossi acusou o Palácio do Planalto de “brutal interferência” no pleito. Já Arthur Lira, apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, negou haver influência do governo federal na eleição. Segundo Lira, "ninguém influi" na Câmara.

As duas declarações fazem referência à fala do próprio presidente Jair Bolsonaro sobre o tema, na quarta (27). Após reunião com deputados do PSL, Bolsonaro disse ter a intenção de "influir na presidência da Câmara" por meio de parlamentares do partido.