Política

Vitória de Arthur Lira o coloca como protagonista nas eleições de 2022

Deputado alagoano foi eleito presidente da Câmara Federal e pode disputar governo de Alagoas

Por Berg Morais 02/02/2021 16h04
Vitória de Arthur Lira o coloca como protagonista nas eleições de 2022
Arthur Lira é eleito presidente da Câmara dos Deputados - Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Após dois anos de articulação e graças a ajuda incondicional do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), de deputado federal Arthur Lira (Progressista) chega à presidência da Câmara Federal. No posto mais alto da Casa, Lira terá poder suficiente para influenciar diretamente nas eleições de 2022, em Alagoas.

Líder do Centrão, Lira não foi alçado à presidência a baixo custo. O Palácio do Planalto interferiu diretamente, negociando a distribuição de emendas parlamentares e cargos no Governo Federal em troca de apoio ao deputado alagoano, segundo aliados e opositores. Além do apoio de Bolsonaro, algumas características específicas também influenciaram para a vitória. Ele é conhecido como “o cumpridor de promessas”.

Como detentor de um dos cargos mais importantes do país, Arthur Lira se credencia como um forte concorrente na disputa majoritária em Alagoas, em 2022. Reportagem da Folha de São Paulo, desta terça-feira (02), levanta a possibilidade de uma composição com o senador Renan Calheiros (MDB), que tem o filho como governador pela segunda vez e com pretensões de disputar a única vaga do Estado no Senado Federal.

Embora a possibilidade possa viabilizar a eleição de ambos, Lira e Calheiros não possuem uma relação amistosa. Já chegaram a trocar graves acusações nas redes sociais. O senador Renan, inclusive, chegou a declarar apoio à Baleia Rossi, candidato que fazia oposição ao nome do deputado alagoano.