Cultura

Prefeitura fecha parcerias através da FMAC para dinamizar Jaraguá

A presidenta da FMAC se encontra com superintendente da Polícia Federal e o vereador João Catunda para fechar parcerias

Por Ascom FMAC 08/02/2021 21h09
Prefeitura fecha parcerias através da FMAC para dinamizar Jaraguá
Fmac estreita relações insttucionais com Legislativo Municipal - Foto: Ascom FMAC

A presidenta da Fundação de Ação cultural, Mírian Monte, representou a Prefeitura de Maceió na ampliação das relações institucionais com outros órgãos públicos, como a Superintendência Regional da Polícia Federal em Alagoas e o Legislativo Municipal, além do grupo de artistas plásticos que faz parte do projeto A Rua Vive.

A gestora apresentou, nesta segunda-feira (8), ao superintendente da Polícia Federal em Alagoas, Agnaldo Mendonça Alves, e ao delegado Federal Douglas Saldanha, a proposta para que artistas plásticos utilizem o muro onde funciona a Delegacia de Repressão a Entorpecentes. A intenção é que os muralistas criem pinturas que expressem a identidade cultural da cidade ou utilizem elementos iconográficos que remetam aos Direitos Humanos. A parceria será firmada com a solicitação oficial para autorizar a utilização do muro, bem como da assinatura de um termo de cooperação entre as instituições.

“A ideia da prefeitura é dinamizar o bairro com diversas ações artísticas que compreendam a utilização dos espaços públicos do Jaraguá como equipamentos culturais, que vão desde os muros até a ocupação de praças para apresentações culturais, exposições, feira de artesanato, degustação da gastronomia regional. Mas tudo isso deve ser feito de forma ordenada e com as devidas autorizações, sejam de entidades públicas ou particulares”, explica Mírian.

Legislativo Municipal – Em visita ao gabinete do vereador João Catunda, a presidenta da FMAC conversou com o parlamentar e o chefe de gabinete, Diego Omena. Em pauta, o planejamento e a execução de ações que serão implementadas pela Fundação nos bairros que compõem as Regiões Administrativas de Maceió, a partir do Programa que está sendo construído em conjunto com os técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

João Catunda, que preside a Comissão de Educação, Cultura e Turismo da Câmara Municipal, se dispôs a contribuir com apoios institucionais não só do Legislativo Municipal, mas também na interlocução da FMAC com o Ministério do Turismo e a Secretaria de Cultura do governo Federal. O vereador se mostrou bastante otimista quando Mírian falou dos planos que a Prefeitura de Maceió tem para dinamizar a ocupação do bairro histórico com arte e cultura, local onde ficam as duas instituições públicas.