Covid -19

Brasil registra 3º dia com mais mortes por covid no ano, segundo Ministério

Brasil se aproxima da marca dos 9,6 milhões de casos confirmados de covid-19, segundo Ministério da Saúde

Por Uol Notícias 09/02/2021 19h07
Brasil registra 3º dia com mais mortes por covid no ano, segundo Ministério
Brasil se aproxima da marca dos 9,6 milhões de casos confirmados de covid-19, segundo Ministério da Saúde - Foto: Reprodução/Web

Em boletim divulgado nesta terça-feira (9), o Ministério da Saúde divulgou que o Brasil registrou 1.350 novas mortes causadas pela covid-19 nas últimas 24 horas. Segundo os dados do Ministério, esta é a terceira maior marca verificada neste ano.

Pelos números da pasta, os dias com mais mortes cadastradas ocorreram em janeiro: 7 e 28, com 1.524 e 1.386 óbitos, respectivamente. Desde o início da pandemia, 233.520 pessoas morreram devido à doença no país.

De ontem para hoje, houve 51.486 novos casos confirmados de covid-19. O país atingiu um total de 9.599.565 infectados desde o começo da pandemia.

Segundo o governo federal, 8.523.462 pessoas se recuperaram da covid-19, com outras 842.583 em acompanhamento.

Cientistas falam em 3ª onda de coronavírus em Manaus


A mesma equipe de cientistas que previu, em artigo publicado em agosto na Nature, o segundo colapso na saúde em Manaus por causa da covid-19, aponta agora para uma terceira onda do coronavírus na região ainda neste ano. Segundo os pesquisadores, Amazonas corre o risco de espalhar a crise sanitária para todo o território nacional, caso autoridades não imponham lockdown com pelo menos 90% da população isolada e vacinação em massa mais acelerada do que no restante do país.

"É impensável a volta às aulas presenciais para qualquer local do Brasil neste momento, justamente para impedirmos o espalhamento da variante que surgiu no Amazonas. Recomendamos o fechamento também das fábricas e do Distrito Industrial em Manaus, que podem parar sem quebrar e sem deixar de pagar o salário de seus funcionários", destacou Lucas Ferrante, biólogo e doutorando do programa de Biologia do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e o primeiro autor do artigo na revista científica.

"Não existe lockdown em Manaus hoje, apenas um isolamento parcial que já sofre pressões para a reabertura da cidade. Uma reabertura, mesmo que gradual, propiciaria um cenário de manutenção da pandemia, e um ritmo de casos e mortes alto durante todo o ano e entrando em 2022", frisou Ferrante.

Veículos se unem pela informação


Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.