Polícia

Prefeitura garante parceria com a Polícia Militar durante o carnaval

Município pediu a colaboração da tropa para atuação em conjunto

Por Secom Maceió 10/02/2021 18h06
Prefeitura garante parceria com a Polícia Militar durante o carnaval
Prefeitura garante parceria com a Polícia Militar durante o carnaval - Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

O plano de ação a ser colocado em prática pela Prefeitura de Maceió no período de carnaval vai contar com a parceria da Polícia Militar de Alagoas. Em reunião, na tarde desta quarta-feira (10), representantes do Município confirmaram com o comandante de policiamento da capital, coronel Carlos Alberto Luna, a disponibilidade da corporação para atuações em conjunto quando a presença da tropa for necessária.

Apesar de a folia ter sido suspensa na capital, órgãos do Poder Executivo Municipal estarão nas ruas, entre os dias 13 e 16 de fevereiro, para fiscalizar o cumprimento de todos os decretos sanitários em vigor, que preveem normas de distanciamento social e condenam as aglomerações.

A Prefeitura de Maceió apresentou ao Comando de Policiamento da Capital (CPC) detalhes do planejamento a ser executado durante o período. Estão previstas blitze em diversos pontos da cidade, com abordagens sociais, sempre visando à conscientização do povo.

Por outro lado, quem for flagrado infringindo as diretrizes pode ser responsabilizado. Em caso de pessoa jurídica, há risco, inclusive, de suspensão do alvará de funcionamento por até seis meses. Da mesma forma, os prestadores de serviço da orla marítima já foram orientados quanto à obediência das normas de uso do solo e de distanciamento social aplicado durante a pandemia.

Paredões de som: “tolerância zero”

O secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado, informou à PM que uma das tarefas do Município, neste carnaval, é coibir os excessos provocados pelos paredões de som. A preocupação é a possibilidade de estes equipamentos, caso sejam ligados, possam gerar aglomerações.

“As equipes da Prefeitura vão se dividir e estarão atentas para atuar com a PM, caso seja necessário, para evitar a perturbação do sossego alheio”, diz Prado. “Reforçamos que a tolerância para os paredões de som será zero”, completa Claydson Moura, coordenador do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Prevenção à Covid-19.

Prado pediu ao coronel Luna suporte do serviço de inteligência da Polícia Militar para compartilhar informações acerca da realização de eventos clandestinos na capital. A Secretaria de Segurança Comunitária recebeu a informação de que festas privadas e blocos de rua estão sendo organizados para acontecer durante o carnaval. O secretário apela pela consciência de todos para evitar uma atuação mais enérgica.

Para Claydson Moura, o plano do Município tem um só objetivo: fazer valer os decretos que proíbem aglomerações na pandemia. Ele comenta que a parceria com a PM e com o Ministério Público Estadual (MPE), também já assegurada para atuação em conjunto, visa a proteção do maceioense e do visitante, que escolheu a cidade para passar o carnaval, mesmo sem as festas previstas. “Teremos equipes fiscalizando todos os dias de festa, os três horários”, afirmou.

O coronel Luna garantiu que a PM estará disponível para ajudar o Município no que for necessário. Para isso, já compartilhou os telefones dos coordenadores de área e do Comando para eventuais contatos feitos ao longo do período. “A missão da Polícia Militar é garantir a segurança da sociedade e a tropa está à disposição da Prefeitura de Maceió para atuar em conjunto”, prometeu o comandante do CPC.