Polícia

Operação policial mira organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas

A ação ocorreu nos municípios de Maceió, Satuba e Rio Largo

Por 7Segundos, com SSP/AL 11/02/2021 09h09 - Atualizado em 11/02/2021 09h09
Operação policial mira organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas
Material apreendido com os suspeitos - Foto: Ascom SSP

A Secretaria de Estado da Segurança Pública coordenou, nesta quinta-feira (11), uma operação integrada entre a Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic) e o 8° Batalhão de Polícia Militar (8º BPM) com objetivo de prender integrantes de uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas. A ação ocorreu em Maceió, Satuba e Rio Largo.

A operação foi denominada de 'Estrangeiro' e as investigações tiveram início em setembro do ano passado, que constatou a existência de uma vez organização criminosa com atuação em Satuba.

De acordo com as investigações realizadas pela Deic em parceria com o 8° BPM, um homem seria suspeito de liderar a organização criminosa que atua principalmente na região do loteamento Nova Esperança, em Satuba.

Sua esposa tinha papel fundamental no gerenciamento do tráfico durante o período em que este indivíduo esteve preso, sendo a responsável pela transmissão das ordens vindas de seu marido para os demais integrantes da organização, como também assumia a função de gerente financeira ao realizar o controle e registro das drogas que estavam sendo vendidas. Cabia a ela realizar cobranças e gerenciar os depósitos dos valores arrecadados com o tráfico.

As polícias ainda identificaram outro homem que tinha a função de gerente operacional da organização criminosa, sendo o responsável pelo repasse das porções de drogas para os indivíduos que comercializam os entorpecentes e pela cobrança dos valores arrecadados.

Havia ainda a participação de outras pessoas nesta Orcrim, que comercializavam os produtos ilícitos.

Com base em provas técnicas, a Deic representou pelos mandados e a 17ª Vara Criminal da Capital acolheu o pedido, expedindo nove mandados de prisão e 13 de busca e apreensão.

Os policiais prenderam quatro homens, entre elas o líder da organização, outras duas mulheres, e apreenderam várias munições, uma pistola calibre 380, um revólver calibre 38, além de porções de maconha e cocaína prontas para comercialização. 

Todos os presos e materiais apreendidos foram encaminhados para a sede da Deic, no bairro da Santa Amélia, para a confecção dos procedimentos cabíveis.

O efetivo participante

Para o cumprimento dos mandados durante a operação integrada foram empregados policiais militares do 8º Batalhão, Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Radiopatrulha (BPRp) e agentes da Deic.