Maceió

Motoristas de táxi-lotação fazem protesto e fecham rua no Centro

O grupo incendiou pneus no cruzamento da Rua do Sol com a Ladeira da Catedral

Por Marcos Filipe Sousa 11/02/2021 17h05 - Atualizado em 11/02/2021 18h06
Motoristas de táxi-lotação fazem protesto e fecham rua no Centro
Protesto de motoristas de táxi-lotação no Centro de Maceió - Foto: Cortesia

Trânsito complicado na região do Centro de Maceió durante a tarde desta quinta-feira (11) devido a um protesto de motoristas do chamado “táxi-lotação”.

O grupo incendiou pneus no cruzamento da Rua do Sol com a Ladeira da Catedral, para cobrar a regularização da prática.

Os manifestantes querem uma reunião intermediada pelo presidente do TJ/AL, Klever Loureiro, com o BPtran, SMTT e Ministério Público Estadual. Segundo eles, uma lei de 1999 regulariza o táxi-lotação.

Eles também protestam contra as supostas abordagens truculentas dos agentes da SMTT, como pressão psicológica nos passageiros e agressões verbais aos condutores.

O Gerenciamento de Crises da Polícia Militar (PM) foi acionado para a ocorrência e liberou o trânsito após negociação.

Por meio de nota, a SMTT informou que o principal lema dessa gestão tem sido o diálogo. "Nesse início de gestão, já foram recebidos pelo superintendente do órgão, André Costa, representantes da Associação dos Taxistas de Maceió, do Sindicato dos Taxistas do Estado de Alagoas (SINTAXI/AL), e da Associação dos Profissionais do Táxi de Maceió (Asprotam)".

O órgão municipal de trânsito também disse que as abordagens aos veículos são procedimentos comuns adotados durante as fiscalizações de rotina. "A SMTT acrescenta, ainda, que as abordagens também são realizadas para descartar a possibilidade de transporte irregular de passageiros, popularmente chamado de táxi lotação, que não é permitido na capital.Sobre as remoções ao pátio de veículos, a Superintendência ressalta que esta medida administrativa é adotada apenas nos casos legalmente previstos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB)".