Covid -19

Variante do coronavírus do Amazonas é identificada em Alagoas

Exame detectou a nova cepa em dois pacientes de 36 e 64 anos

Por 7Segundos 18/02/2021 08h08 - Atualizado em 18/02/2021 10h10
Variante do coronavírus do Amazonas é identificada em Alagoas
Coronavírus - Foto: Reprodução/Getty Images

A  Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou, na terça-feira (16), que detectou, em Alagoas, dois casos da variante brasileira do coronavírus. A variante P.1 da SARS-CoV-2, identificada inicialmente em Manaus, foi detectada por análise laboratorial feita pelo Laboratório de Viroses Respiratórias e Sarampo, da Fiocruz, em demanda originada pelo Laboratório Central de saúde Pública (Lacen) e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).

Os casos identificados em Alagoas são de duas pacientes de 36 anos e 64 anos, que residem em Viçosa e Anadia, respectivamente. Foi constatado que apenas uma delas tem histórico de viagem para o Amazonas, estado onde se originou a variante. A viagem aconteceu no dia 22 de janeiro e durou quatro dias. Neste período, a mulher teve contato com familiares com quadro gripal.

Já a segunda paciente não teve histórico de viagem para o Amazonas, nem proximidade com viajantes do estado onde foi confirmado o primeiro caso da variante brasileira. A idosa apresentou os primeiros sintomas em 19 de janeiro. Ela teve tosse, coriza, mialgia e moleza. Seis dias depois se submeteu a coleta para pesquisa de SARS-CoV-2 por RT-PCR, que confirmou a infecção.

Mais informações

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, concede entrevista à imprensa às 11h30 desta quinta-feira (18) para apresentar informações sobre a nova variante do Sars-Cov2 (P.1) originária do Estado do Amazonas.