Covid -19

Técnica de enfermagem diz à polícia que se distraiu ao vacinar idosa em Maceió

Profissional furou o braço da idosa, mas não aplicou a dose do imunizante

Por 7Segundos 19/02/2021 11h11 - Atualizado em 19/02/2021 11h11
Técnica de enfermagem diz à polícia que se distraiu ao vacinar idosa em Maceió
Profissional não aplica corretamente vacina contra a Covid-19 em idosa de 97 anos - Foto: Reprodução/Vídeo

Em depoimento ao delegado Antônio Edson, da Polícia Civil de Alagoas (PC/AL), nessa quinta-feira (18), a técnica de enfermagem que não aplicou corretamente a vacina contra a Covid-19 em uma idosa de 97 anos, em um posto shopping localizado na parte alta de Maceió, afirmou que a falha ocorreu por uma distração. 

"Ela confirmou que aplicou a vacina, porém, não empurrou o êmbolo. Afirmou que no momento da aplicação alguém perguntou sobre a reação da vacina. Ela parou para responder e se distraiu, achando que já tinha aplicado a dose", informou o delegado.

Antônio Edson informou também que decidiu inverter a ordem dos depoimentos para saber primeiro a versão da técnica de enfermagem.

Nos próximos dias, serão intimados profissionais que estavam no local, além da família da idosa e a acompanhante que estava com ela no momento da aplicação.

Relembre o ocorrido

O caso ocorreu no dia 28 de janeiro quando a família constatou por meio de um vídeo gravado pela cuidadora da idosa que a enfermeira não aplicou o imunizante corretamente. As imagens mostram a profissional furando o braço esquerdo da idosa, mas ela não injeta o imunizante e retira a seringa intacta. 

"Foi um fato isolado", diz secretário de saúde após idosa receber vacina falsa em Maceió

Segundo o secretário municipal de saúde, Pedro Madeiro, o acontecimento teria sido “um caso isolado”. A profissional foi afastada das funções.

“Foi um fato isolado e a população fez a parte dela e ofertou a denúncia. O serviço público entrou com processo administrativo e afastou o profissional, estamos apurando os fatos e vamos divulgar todas as medidas necessárias”, anunciou.

Ministério Público instaura investigação sobre falsa vacinação

O Ministério Público de Alagoas (MPAL) instaurou um Procedimento Preparatório para investigar supostas irregularidades cometidas pela técnica de enfermagem que simulou aplicar a vacina na idosa.

"A situação envolve os direitos do cidadão, o respeito ao idoso, à pessoa de forma geral, e requer análise sobre a ética profissional. Acompanharemos o processo até o fim para, em seguida, nos posicionarmos", informou a promotora da 55ª Promotoria de Justiça da Capital, Marluce Falcão.