Covid -19

Governador anuncia abertura de mais 70 leitos de UTI para Covid-19 em Alagoas

Renan Filho afirmou que o Governo está finalizando a licitação para que a estrutura do Hospital de Campanha esteja disponível caso necessário

Por Agência Alagoas 19/02/2021 15h03
Governador anuncia abertura de mais 70 leitos de UTI para Covid-19 em Alagoas
Governador anuncia abertura de mais 70 leitos de UTI para Covid-19 em Alagoas - Foto: Agência Alagoas

O governador Renan Filho anunciou, nesta sexta-feira (19), durante entrevista coletiva no Palácio República dos Palmares, que o Estado vai abrir mais 70 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para atender casos da Covid-19 em Alagoas. Segundo ele, as novas vagas estarão disponíveis até o final de março em hospitais da rede estadual, filantrópica e privada contratualizadas.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI chegou a 64% nesta sexta-feira (19). “Alagoas vai pular de 230 leitos para 300 leitos de UTI. Isso vai ajudar a reduzir a ocupação nesse momento e preparar melhor o Estado para adiante, se houver o crescimento de casos”, justificou o governador, ressaltando a importância da manutenção dos cuidados por parte da população para evitar o contágio, como manter o distanciamento social, usar máscaras de proteção e higienizar as mãos.

Renan Filho afirmou que, se houver necessidade, o Hospital de Campanha será reinstalado no bairro do Jaraguá. O Governo já está finalizando a licitação para que a estrutura esteja disponível para montagem. O local foi desativado em setembro do ano passado, diante da queda do número de casos ativos da Covid-19 em Alagoas e da diminuição da taxa de ocupação de leitos, à época.

“Não vamos montá-lo novamente no momento. A gente tem disponibilidade de leitos clínicos ainda com tranquilidade, mas, se houver necessidade, montaremos novamente, como eu disse lá atrás, quando desmontamos”, assegurou. Nesta sexta-feira (19), a rede hospitalar instalada para atender os casos da Covid-19 em Alagoas registra taxa de ocupação de 46% dos leitos clínicos.