Maceió

Casal quer entrar na lista de indenizados da Braskem

Estação de tratamento é responsável pelo abastecimento de cerca de 20% da população no município

Por 7Segundos com assessoria 22/02/2021 13h01
Casal quer entrar na lista de indenizados da Braskem
Companhia de Saneamento de Alagoas - Foto: Ascom Casal

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) acionou o Ministério Público Federal (MPF) para ser um dos indenizados pelo afundamento do solo, ocasionado pela mineração da Braskem. Isso porque na região dos locais atingidos se encontra a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sistema Cardoso.

O diretor-presidente da Casal, Wilde Clécio de Alencar, salientou a importância da ETA, que faz parte do Sistema Catolé-Cardoso e atende bairros da orla lagunar de Maceió.

De acordo com o representante da empresa estatal, a estação referida é responsável pelo abastecimento de cerca de 20% da população no município, e, no entender da companhia, pode estar sendo afetada pelo afundamento do solo por localizar-se às margens da área de risco definida no Mapa de Setorização.

"Esse sistema não tem comunicação com outros sistemas, não se podendo, pois, interligá-lo nem substituí-lo por outro. Trata-se de um sistema isolado. Assim, não se pode dele prescindir antes de se ter uma solução para o caso. A ETA vem se degradando ao longo dos últimos 15 anos, mas houve um agravamento nos últimos meses", explicou.

Sobre esta situação, representante da Braskem comunicou que a postura da empresa é de cooperação e que vem tratando sobre o assunto com a Casal desde novembro de 2020.