Política

João Catunda apresenta pautas que pretende defender em seu mandato e coloca educação como prioridade

Vereador também comentou sobre a decisão do prefeito JHC em diminuir tarifa de ônibus sem consultar Câmara Municipal

Por Berg Morais 22/02/2021 17h05
João Catunda apresenta pautas que pretende defender em seu mandato e coloca educação como prioridade
Vereador João Catunda (PSD) - Foto: Assessoria

Iniciados os trabalhos da nova legislatura da Câmara Municipal de Maceió, o vereador João Catunda (PSD) revelou quais as pautas que irá defender no seu primeiro mandato na Casa de Mário Guimarães. Em entrevista ao Portal 7Segundos, o parlamentou colocou a Educação como prioridade e destacou a necessidade de garantir transparência no processo e segurança jurídica no caso do afundamento do solo em diversos bairros da Capital.

Catunda foi enfático ao falar que está entusiasmado com a função de representante da população, chamou atenção para a renovação na Casa de Leis e garantiu empenho no trabalho em defesa da população.

“As expectativas não poderiam ser melhores, além da massiva renovação na Câmara e a renovação da gestão municipal, temos uma agenda bem forte e ativa, consegui estruturar uma equipe muito empenhada em seu trabalho, e os líderes comunitários e a população de forma geral tem agido de forma bem ativa em trazer demandas para que possamos atuar diariamente na melhoria da nossa cidade”, disse.

Quando questionado sobre as principais pautas que irá defender nesse primeiro mandato, o parlamentar destacou a necessidade de intensificar as ações na rede municipal de ensino. “Sem dúvida a maior pauta de 2021 no meu mandato é a educação, perdemos um ano inteiro na educação pública com a pandemia! Precisamos garantir que nossos jovens e crianças retornem aos estudos, sem nunca fragilizar a segurança dos professores, colaboradores da educação, alunos e familiares. Tenho atuado bem perto do secretário Elder, do sindicato, e dos professores para garantir que a educação em Maceió continuamente melhore”, revelou.

O vereador também avaliou o cenário político na Casa de Leis, após uma eleição para a Mesa Diretora bastante acirrada. “Assim como fomos todos adversários em campanha, mais uma vez atuamos competindo na eleição da mesa diretora, agora os palanques se desfizeram e estou convicto que todos estamos empenhados em defender os direitos da população, atuando de forma assertiva, coerente e eficaz na fiscalização e no direcionamento da gestão”, ponderou.

Para João Catunda, os maiores desafios da Câmara Municipal em meio à pandemia de Covid-19 serão “garantir a segurança, retomar a economia, e principalmente focar na educação. A pandemia é um cenário para o qual certamente não estávamos preparados, dito isso, estou acompanhando de perto a vacinação, a educação é buscando formatos para ajudar a retomada econômica municipal”.

O parlamentar também foi indagado sobre o fato de o prefeito JHC (PSB) ter tomado a decisão de reduzir a tarifa da passagem de ônibus na Capital sem consultar a Câmara Municipal. Catunda caracterizou o posicionamento do gestor municipal como uma assertiva.

“Foi liderada pelo prefeito JHC. Acho que tudo que puder beneficiar a população, inclusive em sua capacidade de locomover-se é válido e bem vindo. Temos ideias muito parecidas a respeito de como dar mais qualidade de vida a população maceioense, eu e JHC. E tenho trabalhado próximo a ele para viabilizar todas essas iniciativas”, contou.

Por fim, João Catunda disse que as questões envolvendo o afundamento de solo em diversos bairros da Capital precisam ser tratadas com seriedade, com celeridade e atuando interdisciplinarmente para garantir resoluções reais e efetivas. “Nesse caso em questão precisamos garantir que todos os moradores prejudicados sejam atendidos com a máxima urgência, precisamos garantir transparência no processo e segurança jurídica. Além disso é fundamental entender o tamanho do problema atual, e não permitir que ele aumente. Tenho muitos amigos no Pinheiro e adjacências e com certeza meu gabinete vai continuar ouvindo todas as demandas para que possamos continuar atuando com eficiência”, concluiu.