Musicoterapia ajuda no tratamento de pacientes com Covid-19 internados no Hospital Metropolitano
Programa “Tocando Corações” busca restabelecer a saúde dos pacientes

O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) lançou o programa “Tocando Corações”, que através da musicoterapia traz acalento aos pacientes que passam pelo isolamento social durante o tratamento do novo coronavírus.
Através do recurso da música, a equipe multidisciplinar do Hospital Metropolitano de Alagoas proporciona que o paciente sinta emoções positivas. Com isso, há melhora do humor, atenção, concentração, memória e, consequentemente, esse processo auxilia no tratamento contra a Covid-19.
Estudos apontam que o ato de se expressar por meio de música ajuda a melhorar a frequência cardíaca e respiratória e se mostra muito eficaz contra os sintomas de ansiedade e depressão. Neste programa, cada paciente escolhe uma música que traga boas recordações e, através dessa individualidade, memórias afetivas são atingidas, trazendo um momento único e especial, além de diminuir a saudade causada pelo isolamento.
“Já temos diversas publicações que comprovam a eficiência desse recurso, diminuindo dor e tempo de internação. Realizamos o lançamento no Hospital Metropolitano de Alagoas e vamos expandir para as outras unidades. O nosso objetivo é que melhore a experiência dos pacientes nas nossas unidades, através do tratamento humanizado”, ressaltou Marcos Ramalho, secretário executivo de Ações de Saúde e diretor da unidade hospitalar.
Vera Amorim, coordenadora do Serviço de Psicologia do HMA salientou que, durante o atendimento aos pacientes, são colhidas suas memórias afetivas. “Durante os atendimentos da Psicologia, a equipe colhe as histórias de cada paciente e, com isso, observamos várias memórias afetivas relacionadas à música. São essas músicas que são escolhidas para esse momento”, salientou.
Veja também
Últimas notícias

Brasil tem maior número de mortes por covid-19 em um dia: 1.910 óbitos

Exportação de oxigênio e vacinas necessitará de aprovação da Anvisa

Dólar chega a R$ 5,77, mas fecha estável após comentário de Arthur Lira

Governo Federal resolve comprar mais doses da Pfizer e da Janssen

Covid-19: Saúde avança em negociações com laboratórios para vacinas

Apenas dois municípios de AL aderiram ao consórcio público para compra de vacinas
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Cometa, meteoro, satélite? Fenômeno intriga moradores de Arapiraca e Palmeira dos Índios](http://img.7segundos.com.br/iz1raB6h3iDyJsgtxJ88Mf41PUk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2020-11-23-at-184938-1.jpeg)
[Vídeo] Cometa, meteoro, satélite? Fenômeno intriga moradores de Arapiraca e Palmeira dos Índios
![[Vídeo] 'Pelo amor de Deus, salvem o meu filho', apela pai de bebê que precisa ser transferido para Maceió](http://img.7segundos.com.br/CB0JTCdbLCHpPMM6bn34bzDxoyM=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/esse.png)
[Vídeo] "Pelo amor de Deus, salvem o meu filho", apela pai de bebê que precisa ser transferido para Maceió

Servidores que não devolverem dinheiro do auxílio emergencial serão demitidos, diz deputada alagoana

Mestre de obras e servente são executados a tiros enquanto trabalhavam
