Maceió

Grupo de moradores de bairros afetados por mineração pede apoio aos animais de rua

Animais estão abandonados nas ruas, que foram evacuadas por conta do afundamento do solo

Por 7Segundos 24/02/2021 16h04 - Atualizado em 24/02/2021 17h05
Grupo de moradores de bairros afetados por mineração pede apoio aos animais de rua
Grupo de moradores de bairros afetados pela mineração pede apoio aos animais de rua - Foto: Marco Antonio/Secom Maceió

Com o intuito de ajudar os animais que ficaram abandonados em áreas de risco dos bairros afetados pela mineração do solo, realizada pela Braskem, um grupo de moradores decidiu se juntar para solicitar que esses bichos tenham um cuidado adequado em um lar de adoção. Eles se reuniram nessa terça-feira (23) com o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE).

“Não houve avanço significativo na audiência. A Braskem possui um convênio com a UFAL de atenção aos animais dessas áreas que não resolve o problema. Porque eles levam os animais para castrar, vacinar e depois do atendimento os levam de volta as ruas dos bairros destruídos para morrer de fome”, lamentou Neirevane Nunes, uma das representantes do movimento.

Segundo ela, o número de animais nas ruas tende a aumentar e a Braskem se mostra contrária à construção e manutenção de um “Lar de Passagem”, que seria um local para acolher os animais até serem encaminhados para adoção. “Com certeza o número de animais irá aumentar porque mais áreas estão para ser evacuadas”.

Neirevane explica que, nos próximos meses, os moradores do Flexal em Bebedouro serão realocados, o que indica que teremos mais animais em situação de abandono. “Precisamos de apoio com a doação de ração e para ter um espaço que possa acolher estes animais e encaminha-los para adoção responsável”, suplicou.

Posicionamento oficial da empresa

O portal 7Segundos entrou em contato com a assessoria da Braskem, que enviou uma nota sobre a situação. Confira na íntegra:

O Programa de Apoio aos Animais é desenvolvido pela Braskem, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (FUNDEPES), para atuar nas áreas de desocupação. Desde julho de 2020, o Programa desenvolve ações de cuidado da saúde de animais errantes e conscientização sobre posse responsável. Contempla ainda o abrigo temporário, atendimento veterinário e vacinação dos animais, como também um projeto de conscientização da comunidade e a produção de pesquisa científica. Desde sua implantação, o Programa já impactou a vida de quase três mil animais e mais de mil tutores. Até o início de fevereiro, foram realizadas 2.911 consultas, 1.367 vacinas foram ministradas, e 424 animais errantes castrados.