Brasil

Flordelis recebe alta após ser internada por ingerir muitos remédios

A situação aconteceu após a deputada, acusada de mandar matar o marido, saber que foi afastada do cargo

Por Catraca Livre 25/02/2021 10h10
Flordelis recebe alta após ser internada por ingerir muitos remédios
Procuradoria dá parecer favorável para afastar Flordelis do cargo - Foto: Reprodução

A deputada federal Flordelis dos Santos (PSD), acusada de ser a responsável pelo assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, foi internada na noite de terça-feira, 23, no centro de tratamento intensivo (CTI) de um hospital em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, após ter ingerido uma alta quantidade de remédios e recebeu alta nesta quarta-feira, 24.

Flordelis foi encontrada desacordada por familiares depois de ter ingerido excessivamente medicamentos, após saber da decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) que a afastou do mandato de deputada federal.

Além da decisão do TJ-RJ, no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados começará a tramitação do processo de Flordelis. O presidente da comissão, Juscelino Filho (DEM-MA) definiu a relatoria do caso da parlamentar a Alexandre Leite (DEM-SP). Caberá ao relator definir se Flordelis cometeu infração e recomendar ou não a punição.

A cassação do mandato da parlamentar depende da decisão do Conselho de Ética e depois da aprovação pelo plenário da Câmara dos Deputados. Ainda, para ser cassada é preciso que a maioria absoluta entre os 513 deputados, ou seja, 257 votem a favor da perda do mandato.

“A internação se deu pelo o excesso de medicação tomada após a injusta decisão do pedido de seu afastamento do mandato de deputada federal, com a justificativa que atrapalharia as investigações, que pasmem, encerraram em sua primeira fase, não cabendo, portanto, nenhuma possibilidade de utilização de seu cargo para prejudicar o processo”, disse a assessoria de Flordelis em nota divulgada nas redes sociais.⠀

“A deputada Flordelis vem sofrendo um linchamento público antes mesmo do fim da primeira fase do processo que investiga a morte de seu marido, o pastor Anderson do Carmo, ela vem sendo condenada e humilhada perante a opinião pública, sem nenhum direito de defesa”, afirmou a assessoria.

Flordelis, que é aliada do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), tentava manter uma vida parlamentar e social normal durante este período, como se nada estivesse ocorrendo. Até uma aproximação do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também aliado de Bolsonaro, ela tentou na esperança de escapar de um eventual processo de cassação na casa.

Flordelis foi acusada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Rio de Janeiro como a mentora e a mandante do assassinato do próprio marido, em junho de 2019. A parlamentar nega e aponta duas filhas – uma biológica e outra adotiva – pelo planejamento do crime.

O pastor Anderson do Carmo foi assassinado com seis tiros, na garagem de casa. Dois filhos são apontados como autores: o biológico Flávio dos Santos, que teria atirado e Lucas de Souza, que obteve a arma usada no crime.