Economia

Casa própria: Caixa lança crédito com menor taxa de financiamento

Nessa modalidade, a taxa de juros é variável conforme o rendimento da poupança e de acordo com o perfil de cada cliente

Por Metrópoles 25/02/2021 19h07
Casa própria: Caixa lança crédito com menor taxa de financiamento
Casa própria: Caixa lança crédito com menor taxa de financiamento - Foto: Reprodução/Web

A Caixa Econômica Federal lança nesta quinta-feira (25/2) a linha de crédito imobiliário Poupança Caixa, que estará disponível para contratação a partir de 1º de março. A novidade apresenta a menor taxa de financiamento imobiliário disponível no mercado, hoje a partir de 4,75% a.a., e maior prazo, com até 35 anos para pagamento.

Nessa modalidade, a taxa de juros é variável conforme o rendimento da poupança e de acordo com o perfil de cada cliente, de acordo com a empresa.

As taxas efetivas partem de 3,35% ao ano, somadas à remuneração adicional da poupança: 70% da taxa Selic, quando esta for igual ou menor a 8,5% ao ano, ou 6,17% ao ano, quando a Selic superar 8,5% ao ano. O saldo devedor do financiamento será atualizado mensalmente.

A empresa explica que, a partir de março, a nova opção também estará disponível para clientes de outros bancos que queiram trazer seu financiamento para a Caixa (portabilidade). O banco prevê contratar R$ 30 bilhões nessa nova modalidade de financiamento, orçamento que pode ser incrementado conforme a demanda.

Em 2020, a carteira de crédito habitacional da Caixa alcançou mais de meio trilhão de reais, atingindo o volume de R$ 509,8 bilhões e 5,6 milhões de contratos. O banco segue como o maior financiador da casa própria no país, com 68,8% do mercado.

“Em um ano desafiador, adotamos medidas estruturantes que contribuíram para manter ativo o mercado da construção civil, com crédito acessível para este setor que é um dos maiores empregadores no país”, explica o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

“Hoje o cliente pode contratar digitalmente e escolher a melhor taxa, isso tudo aliado à preocupação social do Banco com a habitação para pessoas de baixa renda”, finaliza.