Maceió

Terreno na Chã de Bebedouro deve abrigar unidades de ensino de bairros afundados

Esses novos equipamentos serão fundamentais para garantir que os alunos afetados pela tragédia voltem às aulas em locais próximos às suas novas residências

Por 7Segundos com assessoria 26/02/2021 17h05
Terreno na Chã de Bebedouro deve abrigar unidades de ensino de bairros afundados
Visita de secretários ao local - Foto: Divulgação

O secretário de Educação de Maceió, Elder Maia, e o secretário municipal de Governo, Francisco Sales, visitaram ontem terrenos onde deverão ser construidos novos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas que atenderão aos alunos que deixaram os bairros atingidos pelas rachaduras causadas pela exploração de sal gema.

Esses novos equipamentos serão fundamentais para garantir que os alunos afetados pela tragédia voltem às aulas em locais próximos às suas novas residências. Contudo, de acordo com o secretário de educação Elder Maia, até que a construção seja feita, será alugado um espaço físico provisório para as unidades.

“Assim que voltarmos às aulas presenciais, iremos alocar os estudantes dos prédios das escolas que foram diretamente afetadas pela Braskem. No bairro de Chã de Bebedouro, teremos um espaço para um Cmei e uma escola para abrigar esses alunos até que as obras definitivas fiquem prontas”, disse o secretário.

Entre os moradores dos bairros afetados pela mineração, um grande contingente de pessoas buscou bairros próximos para residir, como a Chã de Bebedouro e Chã da Jaqueira. E assim como esses moradores, muitas unidades tiveram que sair de seu local de origem, como o Cmei Vereador Braga Neto, que ficava localizado no bairro do Bebedouro, na Praça Lucena Maranhão.

A coordenadora do Cmei esteve presente à visita e ressaltou a importância do espaço público na região e elogiou o terreno analisado. “Viemos fazer uma visita a alguns terrenos e certificar que o novo espaço físico do nosso Cmei fique próximo ao bairro do Bebedouro. Nossa comunidade já está sendo bastante prejudicada pelos efeitos da mineração, então viemos ver as condições do terreno para que o futuro equipamento esteja à altura de nossas necessidades. Ao chegar aqui, constatamos que o terreno é amplo e dentro dos padrões do que se exige para a educação infantil, e isso foi um ponto muito positivo”, comentou a coordenadora.

O secretário de governo Francisco Sales conhece bem a realidade da região, e em debate com o secretário identificou que o terreno pode servir como uma perspectiva de avanço no local. “O bairro da Chã de Bebedouro é um bairro que está bastante habitado, inclusive hoje a gente não encontra mais casas para vender e alugar. Então então a ideia é que a Semed, junto com o secretário Elder Maia, venha a amenizar as dor dessas pessoas que tanto estão sentindo. Estamos sem aparelho público nessa região e tenho certeza que vai ser umas das maiores conquistas para a localidade” disse Sales.