Infraestrutura

Governo autoriza melhorias habitacionais em 3 mil casas localizadas em grotas de Maceió

Secretário informou que, em março, as Grotas do Grutão e Alto da Boa Vista terão obras de reforma iniciadas

Por Agência Alagoas 26/02/2021 17h05
Governo autoriza melhorias habitacionais em 3 mil casas localizadas em grotas de Maceió
Governo autoriza melhorias habitacionais em 3 mil casas localizadas em grotas de Maceió - Foto: Agência Alagoas

O Vida Nova nas Grotas ganhou um novo capítulo na manhã desta sexta-feira (26) com a assinatura da ordem de serviço para o início das obras de melhorias habitacionais em três grotas de Maceió: Rafael, Alto de Ipioca e Antares. Serão 675 casas contempladas no total. O recurso investido, oriundo do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), será de cerca de R$ 4,4 milhões.

Na oportunidade, o Secretário de Estado da Infraestrutura, Maurício Quintella, anunciou que o governador Renan Filho autorizou mais melhorias habitacionais em três mil casas localizadas em grotas de Maceió. No próximo mês, mais duas grotas terão a ordem de serviço assinada para o início das obras em 195 casas, são elas: Grota do Grutão e Alto da Boa Vista.

“É muito bom poder contar essa novidade! Além das casas que já estão encaminhadas para o início das obras, temos mais 250 em processo de licitação. O governador, com a autorização da Assembleia Legislativa e do Fecoep, nos garantiu poder dar mais esse passo no programa, com a liberação de mais 3 mil unidades.”

Além de a parceria com a ONU-HABITAT, a equipe do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) está à frente do levantamento de algumas grotas. Isso porque a Seinfra e o Conselho firmaram um acordo, no final de 2018, para reforçar a equipe técnica da Secretaria, permitindo mais agilidade no levantamento das grotas e no aperfeiçoando da metodologia utilizada.

Melhorias Habitacionais no Interior

Na ocasião, o secretário contou que as melhorias habitacionais também migrarão para o interior. “Em conversas com prefeitos e vereadores, todos eles pedem para levar o Vida Nova para o interior. As cidades não tem grotas, mas tem povoados e comunidades carentes. Diante desse apelo, o governador se sensibilizou e autorizou que cinco mil residências sejam recuperadas no interior do estado.” O projeto piloto se deu em Olho D’Água das Flores, com 200 casas contempladas. Algumas dessas residências já foram finalizadas.

O Programa vem mudando a vida da população da capital, que possui mais de 150 mil pessoas vivendo em grotas. Para o líder comunitário da Grota do Alto de Ipioca, Jadiel Pontes, a mudança é real. “O Programa Vida Nova nas Grotas tem o reconhecimento internacional junto com a ONU-HABITAT, o que nunca havia acontecido na história de Alagoas. Hoje, as grotas têm vez e voz.”

O programa

O Vida Nova nas Grotas é um programa do Governo do Estado de Alagoas em parceria com a Organização das Nações Unidas para assentamentos urbanos (ONU-Habitat). A Seinfra participa do projeto implementando ações de melhorias em habitações de situação precária nas grotas de Maceió. Entre as melhorias, estão reparos nos telhados, banheiro, cozinha, reboco e piso das casas.

As melhorias já contaram com R$ 10 milhões em investimento e a previsão é atender mais de 1.500 famílias em 13 grotas da capital.

Nas grotas da Macaxeira, Piabas e Aterro, cerca de 180 casas reformadas já foram entregues.

No evento, também estiveram presentes o deputado estadual, Breno Albuquerque, e os vereadores por Maceió, Cal Moreira.