Educação

Rede estadual: aulas começam em 10 de março de maneira remota

Medida foi anunciada em portaria publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (26)

Por Agência Alagoas 26/02/2021 18h06 - Atualizado em 26/02/2021 18h06
Rede estadual: aulas começam em 10 de março de maneira remota
Aulas da rede estadual começam em 10 de março em formato remoto - Foto: Agência Alagoas

Em Alagoas, o ano letivo 2021 vai começar no dia 10 de março na rede estadual de ensino, porém, no formato remoto. A informação foi divulgada numa portaria publicada no Diário Oficial do Estado, na edição desta sexta-feira (26).

As atividades no ensino remoto podem ser realizadas com ou sem a mediação tecnológica, com a entrega de conteúdo impresso para os estudantes sem acesso à internet.

Segundo a Portaria 3019/2021, artigo 2º, fica estabelecido, inicialmente, o modelo organizacional de ensino remoto, podendo, gradativamente, avançar para o ensino híbrido e presencial, caso o cenário da COVID-19 em Alagoas apresente um diagnóstico favorável, baseado nas avaliações das autoridades sanitárias.

O centenário de Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira (título estabelecido pela Lei 12.612 de abril de 2012), será o tema norteador do ano letivo 2021.

As atividades acontecerão por meio de laboratórios de aprendizagem – onde os professores trabalham de forma interdisciplinar, integrando várias disciplinas - e roteiros de estudos – com instruções para o trabalho quinzenal dos estudantes - para as turmas do 1º ano do ensino fundamental até a 2ª série do ensino médio.

Já as turmas da 3ª série do ensino médio participarão do Foca no Enem, onde terão apoio para se prepararem para a edição 2021 do exame de acesso ao Ensino Superior.

Calendário

As escolas cumprirão um calendário de 200 dias letivos e, nos dias 05, 08 e 09 de março será realizada jornada pedagógica, onde os professores farão seu planejamento interno.

Vale ressaltar ainda que a organização da oferta da Educação Básica na rede estadual se dará na perspectiva do Ciclo Emergencial Continuum Curricular, onde serão trabalhadas as aprendizagens não alcançadas em 2020.

O secretário executivo de Estado da Educação, José Márcio de Oliveira, falou sobre a portaria e das expectativas para o ano letivo 2021. “Entendemos que este modelo remoto, é no momento, o mais prudente para toda a comunidade escolar. Neste primeiro momento, as escolas farão um acolhimento, ainda que à distância, de seus professores e estudantes, sempre buscando escutar as contribuições que cada um pode dar para a construção desse ano letivo.

Além disso, ano passado, ouvimos os professores e também estudantes e, a partir desta devolutiva, buscaremos aprimorar essa metodologia para 2021, tendo inclusive um calendário permanente de formações. A ideia é caminharmos juntos no intuito de oferecermos uma educação de qualidade para a população alagoana e minimizando os eventuais prejuízos”, destaca.