Geral

PGJ Márcio Roberto recebe visita de cortesia do presidente do Tribunal de Contas, Otávio Lessa

O encontro, que ocorreu no prédio-sede do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), em Maceió

Por Ascom MPAL 28/02/2021 07h07
PGJ Márcio Roberto recebe visita de cortesia do presidente do Tribunal de Contas, Otávio Lessa
PGJ Márcio Roberto recebe visita de cortesia do presidente do Tribunal de Contas, Otávio Lessa - Foto: Assessoria

O procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, recebeu, no final da manhã desta sexta-feira (26), o presidente do Tribunal de Contas de Alagoas (TCAL), Otávio Lessa. Durante a visita de cortesia, as autoridades conversaram a respeito do trabalho das duas instituições na proteção do patrimônio público.

O encontro, que ocorreu no prédio-sede do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), em Maceió, foi uma solicitação da presidência reeleita do TCAL. “Ficamos honrados com essa visita porque tanto o Ministério Público quanto o Tribunal de Contas são instituições que têm um papel muito importante, que é o de fiscalizar o interesse público, conduzindo esse trabalho sempre com isenção e profissionalismo. Então, estarmos alinhados na defesa desses interesses e do bem comum e na proteção ao patrimônio público é um caminho fundamental para o cumprimento da lei”, afirmou Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.

“A Constituição de 1988 nos deu a atribuição de salvaguardar a observância das leis, inclusive fiscais, então, quando os órgãos com essa atribuição se aliam com esse mesmo propósito, de acompanhar, orientar e fiscalizar a moralidade pública e, nos casos necessários, buscar a responsabilização a quem de direito, temos um patrimônio público menor preservado”, ressaltou o chefe do MPAL.

Na ocasião, as duas autoridades compartilharam iniciativas bem-sucedidas de suas instituições e discutiram atuações em conjunto visando o acompanhamento e fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos e entidades públicas do estado de Alagoas quanto à legalidade, legitimidade e economicidade. “Queremos aproximar as instituições ainda mais, uma vez que estamos imbuídos do mesmo foco, que é trabalhar por Alagoas. Compartilhando conhecimento, acertos e dificuldades fica mais fácil agirmos. O procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto, tem sido um grande parceiro e nossa intenção é seguir com essa parceria”, disse Otávio Lessa.

O TCAL

Eleito com cinco votos em dezembro último, o conselheiro Otávio Lessa reassumiu a chefia do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas para o biênio 2021-2022. Para a vice-presidência da Corte, o conselheiro Fernando Toledo também recebeu cinco votos. O novo corpo diretivo foi escolhido em sessão especial, realizada em 15 de dezembro passado, numa processo que seguiu todos as normas sanitárias determinadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).