Política

Ex-prefeito de Rio Largo tem processo sobre “mensalinho” prorrogado

Toninho Lins chegou a ser preso em processos que responde por improbidade administrativa

Por Politicando 01/03/2021 17h05 - Atualizado em 01/03/2021 17h05
Ex-prefeito de Rio Largo tem processo sobre “mensalinho” prorrogado
Toninho Lins, ex-prefeito de Rio Largo - Foto: Reprodução

Mesmo sem mandato o ex-prefeito de Rio Largo, Antônio Lins de Souza Filho, o Toninho Lins, enfrenta problemas na Justiça pela suposta participação em atos de improbidade administrativa, entre eles o pagamento do conhecido “mensalinho”, enquanto era o chefe do Poder Executivo do município.

Nesta segunda-feira (1º), o Ministério Público Estadual (MPE) prorrogou o inquérito civil de número 06.2015.00000149-0. A portaria foi assinada pelo promotor de, Magno Alexandre. O processo corre em segredo de Justiça.

No documento, o promotor explicou que “o presente inquérito civil ultrapassou o prazo disposto no art. 9º da Resolução Nº 23, de 17 de dezembro de 2007, do Conselho Nacional do Ministério Público”.

Baseado nesta Resolução, o promotor Magno Alexandre optou pela prorrogação do inquérito. “O prazo foi prorrogado por mais um ano, tendo em vista o recebimento de resposta da parte requerida (Toninho Lins) e, com isto, necessita analisar os documentos recebidos”, destacou.

ENTENDA O CASO


Em maio de 2018, Toninho Lins foi condenado a 14 anos e 6 dias de prisão, mais 3 anos de detenção e pagamento de multa por fraudes em licitações realizadas pela prefeitura entre 2010 e 2011. Ele chegou preso em abril do mesmo ano, por ter sido condenado em outro processo.

A condenação partiu do Pleno do Tribunal do Justiça de Alagoas (TJ/AL), por maioria dos votos. Ele ainda perdeu os direitos políticos por 5 anos.