Política

Vereadora Teca Nelma fiscaliza rede de apoio à mulheres vítimas de violência

Algumas deficiências foram encontradas nos equipamentos que compõe a rede de apoio

Por Assessoria 03/03/2021 18h06
Vereadora Teca Nelma fiscaliza rede de apoio à mulheres vítimas de violência
Teca Nelma fiscaliza deficiências em rede de atendimento à mulher - Foto: Assessoria

A vereadora Teca Nelma está realizando visitas aos equipamentos que compõem a Rede de Apoio e Acolhimento às Mulheres em Situação de Violência em Alagoas, para verificar eventuais deficiências encontradas no serviço.

Os dados levantados farão parte de um documento que será enviado ao governador do Estado, e às secretarias de Segurança Pública, e da Mulher e dos Direitos Humanos.

Já agora, nos primeiros dias deste mês da mulher, a vereadora, que preside a Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Maceió, visitou as duas Delegacias de Defesa da Mulher, uma no Centro da Cidade e a segunda no Conjunto Cambuci, na parte alta de Maceió. Em suas redes sociais a vereadora relatou a experiência e mostrou, com fotos e vídeos, a falta de espaço para atendimento adequado às vítimas.

“Meu sentimento foi de tristeza e frustração pelas deficiências que encontrei. Também por imaginar essa vítima de violência chegando em uma dessas delegacias e encontrando tantos problemas, o que dificulta o acolhimento. É inadmissível que essa mulher ainda seja submetida a tantas humilhações. Tenho certeza de que o relatório ajudará o Governo de Alagoas a melhorar a proteção à mulher vítima de violência”, disse a vereadora.

Além dos problemas físicos e estruturais das delegacias, a vereadora constatou a deficiência de equipamentos e de efetivo policial. Isso impede que haja um atendimento durante 24 horas. As dificuldades enfrentadas pelos profissionais também foram verificadas durante a visita. Inclusive, em uma das delegacias uma servidora divide sua sala de atendimento com local de descanso.

Teca Nelma garante que todos os detalhes dessa e de outras visitas, que ainda serão realizadas, irão compor um relatório para buscar soluções. Inclusive, acrescenta, “vou também apresentar o problema na Comissão de Direitos Humanos, e para as organizações da sociedade civil, porque tudo que se passa com as mulheres de Maceió é também responsabilidade da nossa Câmara Municipal”.