Maceió

Secretarias levam ações do Previne Maceió para áreas de risco

A proposta é conversar com os moradores dessas áreas de maior risco na capital alagoana para identificar possíveis irregularidades

Por Secom Maceió 04/03/2021 18h06
Secretarias levam ações do Previne Maceió para áreas de risco
Secretarias levam ações do Previne Maceió para áreas de risco - Foto: Secom Maceió

Terão início na próxima terça-feira (09) as visitas do Grupo Especial de Trabalho (GET), previsto dentro do Programa Previne Maceió, para executar ações e auxiliar a população residente nas áreas de risco com a prevenção de possíveis desastres naturais durante o período chuvoso.

O grupo é formado pela Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Infraestrutura, Superintendência de Desenvolvimento Sustentável e Defesa Civil.

A proposta é conversar com os moradores dessas áreas de maior risco na capital alagoana para identificar possíveis irregularidades, que possam provocar danos em dias de chuva, como galerias entupidas, árvores com risco de desabamento, casas construídas em locais inadequados e infiltração nas encostas.

O coordenador do programa, secretário Francisco Sales, enfatiza que o Previne Maceió já desenvolveu algumas ações em pontos diversos da cidade, principalmente com desobstrução de galerias de águas pluviais e agora direciona as ações para as áreas de risco.

“Vamos levar todo o grupo de trabalho para visitar essas comunidades buscando agilizar a resolução dos problemas, podendo ter cada secretário a sua visão dessas demandas e iniciar a melhor forma de preservar os moradores”, colocou Francisco Sales.

As grotas do bairro do Jacintinho serão as primeiras visitadas. “Nós estabelecemos dentro do nosso cronograma visitar um bairro a cada semana e durante esse tempo dar andamento para resolver as demandas encontradas. Temos menos de 30 dias para o início do período chuvoso e vamos acelerar o máximo para garantir atendimento das principais áreas de risco”, acrescentou o secretário.

Previne Maceió

O Programa Previne Maceió tem como objetivo levar ações de prevenção, informação e advertir a população sobre possíveis danos provocados pelas chuvas. o planejamento é para tentar minimizar ao máximo os danos provocados durante a quadra chuvosa, prevista entre os meses de março a agosto.

Dentre as ações previstas dentro do estão a limpeza de canais e córregos (macrodrenagem); manutenção preventiva da rede de microdrenagem, especialmente a limpeza de bueiros do sistema de águas pluviais; vistoria e poda ou erradicação de árvores sob risco de tombamento; limpeza de encostas e remoção de lixo acumulado; sensibilização da população moradora em áreas de risco.