Geral

Filhas entubadas não sabem da morte da mãe por Covid-19 em SC

Irmãs de 49 e 53 anos não sabem da morte da mãe, de 86.

Por 7Segundos, com G1 SC 05/03/2021 10h10
Filhas entubadas não sabem da morte da mãe por Covid-19 em SC
Imãs e mãe, morta em decorrência da Covid-19 - Foto: Arquivo pessoal

Elisabeth Hostert, de 86 anos, e as filhas Margarete Lana, de 53, e Maria Hostert, de 49, foram diagnosticadas com Covid-19 e internadas com poucos dias de diferença em Gaspar, no Vale do Itajaí. As três ficaram juntas e entubadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Na quarta-feira (3), a matriarca não resistiu e morreu. As filhas permanecem internadas, segundo os familiares, e ainda não sabem da morte da mãe.

"Não pensem que não pode acontecer na sua casa, porque pode sim. Tenham cuidado, porque o vírus mata", alerta Bernardo Hostert, filho de Elisabeth e irmão de Margarete e Maria.
Além de Bernardo, as duas têm mais três irmãos. Maria tem dois filhos e Margarete, uma filha. Os primos estão desanimados com a morte da avó, mas permanecem esperançosos com a recuperação das mães, segundo Luis Guilherme Lana, neto de Elisabeth e um dos filho de Maria.

"Estamos com muito fé e rezando bastante para que ocorra tudo certo com elas. O que nos resta é rezar e ter muita fé nesta hora", afirma Luis Guilherme sobre a recuperação da mãe e da tia.
A vacinação contra a Covid-19 da idosa estava agendada para sábado (27). Mas com a internação um dia antes, não houve tempo para a imunização.

Mãe e filhas eram muito próximas. Margarete morava com a idosa e Maria vivia com a família na casa ao lado. De acordo com a prefeitura de Gaspar, o intervalo de internação das três pacientes foi de poucos dias.

Margarete deu entrada no hospital no dia 22 de fevereiro. Dois dias depois, em 24 de fevereiro, Maria foi internada e no dia 26, foi a idosa.


"Minha mãe e minha tia fizeram o teste juntas e deu positivo. A mãe, no sétimo dia após o teste, começou a ficar sem ar. Levei ao hospital e no dia seguinte já foi entubada e está assim até hoje. Minha tia foi a mesma coisa, mas só foi entubada no sábado. Minha avó fez o teste, deu positivo. Estava tranquila, não sentia nada. Mas, de repente, foi para o hospital na sexta e no sábado foi entubada também", conta Luis Guilherme.
O filho da idosa, Bernardo Hostert, disse que os dias desde a internação da mãe e das irmãs foram de aflição. Nas redes sociais, ele atualiza aos familiares e amigos sobre a situação clínica das três e também pede por oração.

"Segundo o próprio médico, a mãe foi muito forte. Mas infelizmente o vírus conseguiu vencê-la. E não deu certo", lamentou.

Após a morte da mãe, Bernardo e a família ainda têm que lidar com delicada situação médica de Margarete e Maria. Segundo eles, o quadro de saúde delas é instável. As duas, por ainda estarem entubadas, não sabem da morte da mãe.

"Estamos muito tristes e aflitos. Torcendo para que a Maria e Margareth consigam vencer esse vírus", desabafa o irmão delas.
'Saiu do hospital direto para o túmulo'
Mãe de seis filhos, Elisabeth Hostert deixa 13 netos e 12 bisnetos. De acordo com Bernardo, a mãe gostava de estar com "a grande família" reunida. "Ela era uma pessoa guerreira, era muito parceira dos filhos. Uma pessoa sensacional. Era mãe, né", afirma Bernardo.

"Mas o mais triste de tudo isso foi não ter acontecido o velório da minha mãe. Ela saiu do hospital e foi direto para o túmulo. Isso mexeu muito conosco", diz o filho de Elisabeth.

Bernardo afirma que a vacinação da mãe estava programada para acontecer no sábado (27). Mesmo com a perda da mãe, ele torce para que a vacina chegue para todos o mais rápido possível.

"Estamos torcendo para que essa vacina chegue o quanto antes para nos aliviar. As pessoas ainda estão pensando no lado do dinheiro e não estão entendendo que esta pandemia está nos matando".
De acordo com o boletim do governo de Santa Catarina divulgado na quinta-feira (4), Gaspar tem 5.834 casos de Covid-19 desde o início da pandemia, com 89 mortes.

Em todo estado, são 694.274 diagnosticados, incluindo 7.709 deles que morreram. Na quinta também foram confirmados os dois primeiros casos de transmissão comunitária no estado da variante brasileira.