Covid -19

Maceió adere ao consórcio público para compra de vacinas contra a Covid-19

Em Alagoas, apenas quatro municípios aderiram à iniciativa da FNP

Por João Arthur Sampaio 05/03/2021 18h06 - Atualizado em 05/03/2021 18h06
Maceió adere ao consórcio público para compra de vacinas contra a Covid-19
Vacinação contra o coronavírus - Foto: Polyanna Monteiro

Maceió foi um dos quatro municípios alagoanos a aderir a consórcio público para compra de vacinas contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O prazo final para integrar o projeto encerrou nesta sexta-feira (05). Em Alagoas, apenas a capital, Minador do Negrão, Cajueiro e São Sebastião participam da iniciativa.

Os respectivos prefeitos JHC (PSB), Josias Soares da Silva (PP), Lucila Régia Albuquerque Toledo (PODE) e José Pacheco Filho (PP) realizaram o cadastro gratuito no site da FNP, para conseguir o suporte da instituição, caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), realizado pelo Governo Federal, não consiga suprir a demanda nacional.

Em uma reunião realizada no primeiro dia deste mês, a entidade definiu a previsão que o consórcio deve ser constituído e instalado, legalmente, até o dia 22 de março, segunda-feira. Ao todo, 1.703 municípios no Brasil inteiro se inscreveram.

O consórcio público para aquisição de vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos é fundamentado pela Lei nº. 11.107/2005. De acordo com o PNI, essa obrigação é do Governo Federal, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou os municípios a fazerem a compra de maneira separada, caso se interessem.

Covid-19 em Alagoas

Após o novo decreto e o retorno do estado à fase amarela do plano de distanciamento social controlado, Alagoas registrou mais 623 novos casos de Covid-19. Dessa forma, o estado tem um total de 134.419 casos confirmados até o momento. Os dados são do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), desta sexta-feira (05).

Desses, 3.107 estão em isolamento domiciliar. Outros 127.580 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença. Há 12.692 casos em investigação laboratorial. Foram registradas 13 mortes em território alagoano. Com isso, Alagoas tem 3.060 óbitos por Covid-19.