Alagoas

Seduc divulga lista de homologação para novos gerentes regionais de educação

Processo seletivo reconhece o desempenho dos gestores escolares destaques no IDEB 2019

Por Agência Alagoas 08/03/2021 11h11
Seduc divulga lista de homologação para novos gerentes regionais de educação
Lista de homologação dos novos gerentes regionais da educação já esta disponível - Foto: José Demétrio / Ascom

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou, nesta sexta-feira (5), a lista dos candidatos aptos a participar da seleção para os cargos de gerentes regionais de educação, para o biênio 2021-2023.

Participaram da primeira etapa do processo seletivo (convocação) os gestores gerais ou adjuntos das escolas municipais e estaduais, com maior pontuação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos ensinos fundamental (anos iniciais e finais) e médio, que estavam na função em 2019: período de aplicação da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

Segunda fase


Na segunda fase do processo seletivo os candidatos vão participar da discussão de caso: uma atividade presencial, com proposição de solução para um caso apresentado pela equipe de avaliadores da Seduc.

O processo vai acontecer no Ginásio da Escola Estadual Princesa Isabel, no Cepa, no dia 10 de março (quarta) às 8 horas. Os aprovados devem entregar a documentação (lista abaixo), assinar a ata de comparecimento, preencher a ficha de inscrição, entregar o currículo lattes e os documentos comprobatórios dos títulos, conforme especificado no EDITAL/SEDUC N.° 001/2021, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de 5 de fevereiro de 2021. O resultado da segunda fase vai ser divulgado no dia 12 de março. Até 39 candidatos, sendo até três por Gere, vão ser aprovados para a etapa seguinte.

Documentação para a segunda etapa


• Original e cópia da Carteira de Identidade e CPF.

• Currículo impresso

• Original e cópia de Diploma ou Certificado de curso em nível superior na área de Educação – Licenciatura Plena ou Pedagogia, reconhecido pelo MEC.

• Declaração da Rede de Ensino Pública, a qual estiver vinculado, de que estava na condição de gestor(a) escolar no período de verificação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2019.

• Plano de Gestão para a Gerência Regional de Educação

• Apresentar Declaração de não acumulação de cargos.

• Apresentar Certidão Negativa de que não está respondendo Processo Administrativo, no âmbito das Redes de Ensino que está vinculado.

• Certidão Negativa de Antecedentes Criminais. (http://www.jfal.jus.br/certidaoInter/emissaoCertidao.aspx)

Próximas etapas


Na terceira etapa vai ser realizada uma entrevista individual na Seduc, com duração de 45 minutos, para verificar a experiência prévia e perfil do candidato. Esse processo eliminatório acontece entre os dias 15 e 19 de março de 2021.

Já na quarta etapa (classificatória), haverá a análise do currículo e do plano de gestão, feita pela equipe da Seduc. A conclusão da análise vai ser feita até o dia 26 de março de 2021. O resultado final da seleção vai ser publicado no DOE, em até dez dias úteis após a conclusão do processo seletivo.

Geres


As Gerências Regionais de Educação (Geres)atuam na supervisão, no direcionamento e na gestão das ações de políticas educacionais da Seduc nas unidades da rede estadual, interligando a Scretaria às redes municipais, particular e federal de ensino.

Ao todo, 13 gestores vão ser distribuídos em cada Gere, após a realização do processo seletivo. A Geres estão distribuídas da seguinte forma: Maceió é sede da 1ª e da 13ª Gerências; Arapiraca, da 5ª; São Miguel dos Campos, da 2ª; Palmeira dos Índios, da 3ª; Viçosa, da 4ª; Santana do Ipanema, da 6ª; União dos Palmares, da 7ª; Pão de Açúcar, da 8ª; Penedo, da 9ª; Porto Calvo, da 10ª; Piranhas, da 11ª e Rio Largo da 12ª.