Covid -19

Primeiro caso registrado de Covid-19 em AL completa um ano

Uma morte foi registrada no mesmo mês, um idoso de 64 anosu

Por 7Segundos 08/03/2021 12h12 - Atualizado em 12/04/2021 09h09
Primeiro caso registrado de Covid-19 em AL completa um ano
Leitos implantados pelo Governo de Alagoas durante a pandemia - Foto: Assessoria

Nesta segunda-feira (08) completa-se um ano em que o primeiro caso de Covid-19 foi confirmado em Alagoas. Um homem de 42 anos que havia acabado de voltar da Itália, onde a doença já havia se alastrado e o sistema de saúde havia colapsado.

Uma semana depois, se adiantando a outros locais, Alagoas fechava teatros, cinemas, eventos e suspendia a presença de público nos jogos do campeonato alagoano. Com o aumento dos casos, o Estado foi endurecendo as medidas, fechando escolas, shoppings e parte do comércio.

No dia 31 de março, o Governo de Alagoas registrou a primeira morte pelo novo coronavírus, um homem de 64 anos, natural do Acre, mas que morava em Maceió.

Ameaça a Renan Filho


Com o passar do tempo, os setores que estavam parados para conter o aumento de casos pressionavam para que o Governo do Estado amenizasse as regras do isolamento social.

Em abril, a Polícia Civil de Alagoas precisou abrir um inquérito para investigar um áudio de um empresário que sugeriu “dar um tiro” no governador do estado, Renan Filho (MDB).

Flexibilização do isolamento


No final de junho, o Governo de Alagoas começou a flexibilizar algumas medidas. A capital alagoana havia passado para a fase amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, com lojas abrindo com 50% da capacidade e igrejas funcionando com 30%.

Investimento em saúde


Durante o auge de casos e mortes pela doença em 2020, Alagoas implantou um hospital de campanha, que ficou localizado no Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. Ele acabou sendo desativado em setembro quando o número de ocupação de leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 teve uma queda relevante.

O investimento maior do Governo do Estado foi em acelerar as obras de hospitais permanentes que já estavam em andamento em Alagoas. Com isso, foram inaugurados: o Hospital Metropolitano de Maceió, o Hospital Regional da Mata e o Regional do Norte.

Além disso, o recém-inaugurado Hospital Mulher teve suas funções alteradas temporariamente para se tornar a unidade referência no tratamento da doença, permanecendo assim até então.

Agravamento dos casos

Depois de um ano do primeiro caso, Alagoas já registrou 135.566 casos confirmados e 3.087 óbitos por Covid-19.

Neste domingo (07), após a taxa de ocupação de leitos públicos de UTI atingir 81%, o governador Renan Filho anunciou novas medidas de contenção ao vírus.

Com exceção do Sertão e Agreste que migraram para a fase vermelha, Maceió e as demais regiões foram para a fase laranja do Plano de Distanciamento Social Controlado.

Na fase vermelha, bares, restaurantes e academias de ginástica não podem funcionar. Em relação a fase laranja, bares e restaurantes só vão poder funcionar das 6h da manhã até às 20 horas e apenas de segunda à sexta-feira; academias de ginástica e igrejas devem abrir com 30% da capacidade.