Política

Políticos alagoanos dividem opiniões sobre decisão que anulou condenações do ex-presidente Lula

Ministro do STF divulgou decisão na tarde desta segunda-feira, 08

Por Berg Morais 08/03/2021 17h05
Políticos alagoanos dividem opiniões sobre decisão que anulou condenações do ex-presidente Lula
Lula diz que Brasil é de paz e não deve se "meter" em conflito - Foto: Reprodução

A absolvição do ex-presidente da República, Luiz Inácio da Silva (PT), das condenações na operação Lava-jato, através de decisão monocrática do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, provocou reação de diversos políticos de Alagoas, que dividem opiniões sobre a sentença. Uma eventual candidatura de Lula para 2022 já começa a ser discutida, já que ele passa a condição de apto para disputar as eleições.

Analistas políticos já avaliam uma possível disputa presidencial entre Lula e Bolsonaro como bastante acirrada. Caso a candidatura do ex-presidente seja consolidada, a expectativa é que haja uma polarização no confronto pelo cargo de Presidente da República, em 2022, já que o petista representa a maioria da esquerda.

Em Alagoas, a notícia tem dividido opiniões e provocado a reação de diversas autoridades políticas. O Portal 7Segundos questionou alguns parlamentares de diferentes correntes políticas sobre qual o impacto que a decisão do ministro Edson Fachin provocará nas próximas eleições. Ex-petista, o deputado estadual Ronaldo Medeiros (MDB) disse que a sentença “foi tardia, mas a Justiça foi feita”.

Já o deputado estadual Davi Maia (DEM), destacou que a condenação já partiu por parte da população brasileira e que o ex-presidente não tem chances de ser eleito. “Todo mundo já o condenou, na verdade. Não acho que essa decisão vai ter impacto em 2022. Acho que a máscara do Lula, a máscara petista já caiu há muito tempo. Não imagino que o Lula será um adversário com possibilidade de ganhar uma eleição, especialmente quando tudo vier à tona de novo. Essa decisão só fortalece a polarização”, observou.

Para o presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (Progressistas), há dúvidas se a anulação das condenações na operação Lava-jato pode beneficiar, indiretamente, o ex-juiz Sérgio Moro. “Minha maior dúvida é se a decisão monocrática foi para absolver Lula ou Moro. Lula pode até merecer. Moro, jamais!”, escreveu o alagoano em sua rede social.

Também através das redes sócias, a vereadora por Maceió, Teca Nelma, afirma que a decisão “com certeza mudará os rumos da política brasileira”. Ela provocou seus seguidores a opinarem sobre o assunto.