Polícia

PF e IML realizam trabalho de identificação de cadáveres enterrados sem reconhecimento

Até o momento, foram coletadas aproximadamente 560 fichas de indivíduos enterrados sem reconhecimento

Por Assessoria 10/03/2021 14h02
PF e IML realizam trabalho de identificação de cadáveres enterrados sem reconhecimento
PF e IML realizam trabalho de identificação de cadáveres enterrados sem reconhecimento - Foto: Assessoria

A Polícia Federal e o Instituto Médico Legal de Alagoas (IML) realizaram um trabalho de identificação de cadáveres enterrados sem reconhecimento, por meio do Núcleo de Identificação da PF no estado, através do exame papiloscópico e inserção das impressões digitais do cadáver ignorado no Sistema Automatizado de Impressões Digitais (AFIS).

As impressões digitais dos cadáveres não reconhecidos estão sendo inseridas no AFIS, sendo que, em caso de confronto positivo e identificação do cadáver, as informações são repassadas ao IML para demais providências. Até o momento, foram coletadas aproximadamente 560 fichas de indivíduos enterrados sem reconhecimento, sendo que 20 desses foram identificados.

O uso desse sistema aconteceu por conta do Acordo de Cooperação Técnica firmado em 2019, entre a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) e a PF.

O delegado regional executivo da PF em Alagoas, Douglas Saldanha, reafirmou a relevância das instituições trabalharem de forma integrada e destacou a importância do trabalho realizado pelos papiloscopistas da Polícia Federal e do Instituto de Identificação Mário Pedro dos Santos, vinculado à Perícia Oficial do Estado.

“O trabalho de identificação dos cadáveres não reconhecidos possui nítido caráter humanitário e social, pois fornece respostas aos familiares do desaparecido, além de possibilitar o encerramento de eventuais casos criminais abertos que envolvam os identificados”.

Os papiloscopistas Julius Bomfim e Rodolfo Lucas, responsáveis pela condução do trabalho por parte da PF, destacaram que “o trabalho só foi possível em virtude do grande empenho e dedicação dos papiloscopistas do Núcleo de Identificação da PF e Instituto de Identificação Mário Pedro dos Santos, vinculado à Perícia Oficial do Estado”.

Os trabalhos de identificação prosseguirão, à medida que novos indivíduos forem enterrados sem identificação, tendo em vista a vigência do Acordo de Cooperação Técnica firmado em 2019 entre a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) e a Polícia Federal (SR/PF/AL).