Educação

Comunidade acadêmica da Ufal têm até dia 14 para avaliar período letivo

Professores, estudantes e técnicos poderão dar sua opinião sobre aulas remotas

Por Ascom Ufal, com 7Segundos 11/03/2021 11h11
Comunidade acadêmica da Ufal têm até dia 14 para avaliar período letivo
Biblioteca da UFAL em Maceió - Foto: Assessoria

Estarão disponíveis até o dia 14 de março os questionários de avaliação do Período Letivo Excepcional (PLE) para estudantes, docentes e técnicos da Ufal. A Pró-reitoria de Graduação, por meio da Comissão Própria de Avaliação (CPA) disponibilizou os formulários eletrônicos para que os três segmentos da comunidade universitária contribuam com suas experiências durante o PLE.

O questionário para os estudantes já está on-line desde o mês de dezembro. O discente pode indicar se teve algum tipo de dificuldade na matrícula; como avalia a qualidade do acesso à internet; quais equipamentos utilizou para assistir as aulas e se precisou de recursos especiais de acessibilidade ou de tecnologia assistiva.

Para analisar os dados, a pesquisa pede informações sobre o estado emocional do estudante e se ele chegou a desistir de alguma disciplina. Nas alternativas apresentadas é possível dizer quais foram as circunstâncias da desistência: se por problemas de saúde, adaptação à modalidade, falta recursos, questões familiares ou outros contratempos. Atribuindo valores que indicam de péssimo a excelente, o estudante vai avaliar o nível do seu aprendizado durante o PLE e o grau de aproveitamento nas aulas síncronas e assíncronas.

Se você é estudante da Ufal, clique aqui.

Todos os professores que ministraram disciplinas no período excepcional, incluindo aqueles que cancelaram a oferta, também estão convidados a colaborar com suas impressões. Os docentes vão responder questões sobre acesso à internet, tecnologias assistivas, ambientes virtuais de aprendizagem, ferramentas de videoconferência, e metodologias de ensino e avaliação adotadas, além de explicar como isso refletiu no sucesso das atividades.

A equipe da Prograd quer um feedback sobre o estado emocional dos docentes durante o PLE e as suas impressões sobre o aproveitamento dos alunos nas atividades síncronas e assíncronas de todos os campi.

“O questionário permite a estratificação das respostas por campus ou unidade acadêmica ou de ensino e, com isso, possibilita a avaliação de como a qualidade do acesso à internet nestas diferentes localidades interferiu no sucesso do PLE”, destacou o professor Márcio Cavalcante, ressaltando a importância de uma participação massiva no levantamento para que os gestores possam “avaliar de forma mais precisa e completa o sucesso do Período Letivo Excepcional, assim como identificar eventuais problemas, com o intuito de resolvê-los para os semestres regulares”.

Se você é professor da Ufal, clique aqui.

Já o formulário específico para os técnicos da Ufal está disponível desde o início do mês março. A equipe da CPA ratifica que a participação desse segmento é importante para registrar como os técnicos precisaram ajustar suas rotinas de trabalho e atividades para a modalidade remota.

Bastam poucos minutos para responder a todas as perguntas e enviar o documento. Sobre o servidor e a família em relação à pandemia, o questionário quer saber se ele ou algum familiar adoeceu de covid-19, se atuou direta ou indiretamente na execução do PLE, as atribuições que desenvolveu e como classifica o seu estado emocional numa escala de 1 a 5.

Outra abordagem é referente às condições de trabalho para realizar as atividades laborais na instituição durante o PLE e se precisou compartilhar equipamentos tecnológicos. Os participantes da pesquisa também devem responder sobre a qualidade de acesso à internet e as dificuldades que limitaram o seu trabalho no ambiente doméstico, a exemplo de equipamentos inadequados, ausência de espaço ou mobiliário para as atividades, barulho ou interferências externas, além das dificuldades para conciliar com atividades domésticas.

Se você é servidor técnico da Ufal, clique aqui.

Na reunião do Consuni da última terça-feira (9) foi definido que haverá uma sessão extraordinária do Conselho, no dia 16 de março, para avaliar o PLE a partir dos resultados obtidos nos três questionários.

Os documentos foram elaborados por representantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA); professora Jusciney Santana (Cedu), Juliano Brito (Fepeal), Marcia Valéria (Prograd), Cledja Almeida e Marcius Oliveira (Campus Arapiraca) e pelos professores colaboradores: Márcio Cavalcante (Ceca), Amauri Barros e Eliane Barbosa (Prograd). Para esclarecer eventuais dúvidas, basta entrar em contato pelos endereços eletrônicos [email protected] e [email protected].