Política

Vereadora reclama que foi vítima de machismo durante sessão na Câmara de Maceió

Teca Nelma teve seu conhecimento questionado e foi interrompida várias vezes pelo vereador Siderlane Mendonça

Por Berg Morais 11/03/2021 18h06 - Atualizado em 11/03/2021 19h07
Vereadora reclama que foi vítima de machismo durante sessão na Câmara de Maceió
Teca Nelma - Foto: Assessoria

A vereadora Teca Nelma (PSDB) usou suas redes sociais para protestar contra o posicionamento do vereador Siderlane Mendonça (PSB), que questionou os conhecimentos da parlamentar sobre determinado assunto, além de tentar intimidá-la, interrompendo seu discurso por diversas vezes.

A atitude de Siderlane Mendonça está sendo considerada como machismo. No entanto, o termo manterrupting é o mais adequado para a situação, por ser é um neologismo surgido a partir da junção das palavras em inglês "man" e "interrupting" para indicar a interrupção desnecessária de uma mulher por um homem.

Como forma de protesto, Teca Nelma expôs sua resposta ao vereador Siderlane Mendonça para que outras mulheres não se rendam a esse tipo de posicionamento. “Fico muito consternada de ser sempre invalidada e questionada sobre meus conhecimentos se eu sei o que está acontecendo. Eu sei o que está acontecendo, inclusive a semana da mulher foi pensando em conjunto com o Gabinete da Mulher e vereadora Teca Nelma”, destacou a vereadora.

Ao divulgar o vídeo do momento do fato, Teca Nelma engrossou o tom e reafirmou seu compromisso, principalmente, em defesa das mulheres. “Sou mulher jovem e não estou vereadora à passeio. Meu compromisso é sério em pensar e elaborar uma Maceió igualitária. Que nossas vozes não sejam silenciadas nunca!”, escreveu.

A reportagem entrou em contato com o vereador Siderlane Mendonça, mas até o fechamento da matéria ele não retornou às chamadas telefônicas para explicar o que o motivou a tentar interferir no discurso de uma colega parlamentar.