Educação

Alagoano é aprovado em 1º lugar no curso de Engenharia Civil da USP

Rafael Rosas foi selecionado na unidade de São Carlos

Por 7Segundos, com assessoria 23/03/2021 08h08
Alagoano é aprovado em 1º lugar no curso de Engenharia Civil da USP
Rafael Rosas conquistou o sonho de passar no vestibular - Foto: Assessoria

Para conquistar uma vaga na universidade dos sonhos, os estudantes se preparam por meses e, até mesmo, anos. O mais importante é: realizar o desejo de estudar nas melhores instituições do país.

Aprovado em 1º lugar no curso de Engenharia Civil da Universidade de São Paulo (USP) – campus de São Carlos, o estudante Rafael Rosas, aluno de uma escola privada em Maceió, sabe bem a importância da preparação.

“O que eu tentei fazer foi estudar, seja com a aula EAD ou por mim mesmo, tentando também não forçar muito. A saúde mental é tão importante quanto você estudar”, explicou.

Ainda segundo ele, o ideal é cada vestibulando é estudar por um longo período de tempo, mantendo a frequência diária. “Não é uma questão de explosão: conseguir estudar muito em um curto período de tempo. Você tem que estudar tudo em um grande período de tempo. Então, todo dia você tem que estar lá, estudando e se preparando.”

Para completar, Rafael ainda deu três dias para os estudantes que vão começar a própria preparação para prestar os vestibulares que acontecem no fim de 2021.

A primeira dica é ler muito, tornando o hábito mais natural. “É muito importante porque todas as questões do Enem têm pelo menos um texto acompanhando para dar um raciocínio e uma base. Então, você ter essa naturalidade na leitura é muito importante para qualquer prova.”

A segunda dica é cuidar da saúde mental. “Faça o seu melhor. Mas não force. Não tente estudar até a madrugada, só se preferir estudar de madrugada. Tem que ser balanceado. Não faça mais do que você consegue fazer porque vai chegar um ponto em que isso só vai atrapalhar”, falou.

E, para finalizar, a terceira dica é “considere os seus professores como amigos”. “Existe um estereótipo de professor que é um carrasco e tá lá só para dar atividade e prova. Às vezes, você fica meio assim, mas eles só fazem tudo que fazem porque querem que você cresça em alturas inimagináveis. Tenha ele sempre como amigo. Você pode ir conversar com ele sobre dúvidas. Eles, com certeza, vão estrar abertos para falar com você, e isso vai ajudar muito. Às vezes, um problema que você acha que não tem solução, mas eles acham essa solução e te explicam de uma forma que você possa entender melhor”, finalizou.