Polícia

Polícia Civil indicia acusados de usar diplomas falsos em concurso no Pilar

Quatro candidatos ao cargo de bombeiro civil e empresário teriam tentado fraudar concurso

Por 7Segundos, com PC/AL 23/03/2021 11h11
Polícia Civil indicia acusados de usar diplomas falsos em concurso no Pilar
Delegado Sidney Tenório - Foto: Reprodução/Instagram

O delegado do Pilar, Sidney Tenório, revelou nesta terça-feira (23), que concluiu o inquérito policial que apurava uma tentativa de fraude no concurso da Prefeitura do Pilar, na Região Metropolitana de Maceió. Foram indiciados pelo crime de uso de documento falso quatro candidatos aprovados para o cargo de bombeiro civil. Eles são acusados de apresentar diplomas falsos para tomar posse no certame realizado em 2019 e concluído ano passado.

Segundo o delegado, o empresário dono de uma escola de formação de bombeiros civil também foi indiciado pelo crime de falsidade ideológica. Teria sido ele o fornecedor dos certificados. “A falsidade não estava no documento em si, mas nas informações que foram inseridas nele, já que há indícios de que os candidatos não fizeram o curso de bombeiro civil”, explicou Sidney Tenório.

A investigação iniciou mediante requerimento feito pela Secretaria de Administração do Pilar que suspeitou dos diplomas apresentados pelos candidatos. “Foi feito um levantamento inicial que constatou que, na sede da empresa, funcionava uma galeteria no bairro do Benedito Bentes. Foram cumpridos mandados de buscas e apreensão em três endereços e em nenhum deles foram encontrados quaisquer documentos referentes aos candidatos”, frisou o delegado do Pilar.

Outro indício importante foram conversas em um grupo do aplicativo WhatsApp, onde o empresário oferece os certificados para os candidatos tomarem posse e as aulas do curso seriam dadas posteriormente, diálogos estes juntados aos autos e confirmados por outros integrantes do grupo, também candidatos ao cargo de bombeiro civil.

“Houve uma preocupação especial neste caso porque estamos diante de um cargo que salva vidas. Por isso, recomendamos que a posse fosse suspensa enquanto durasse o processo ou que os candidatos comprovassem que efetivamente tinham a qualificação de bombeiro civil quando da convocação para a posse”, finalizou Sidney Tenório.